Dicas para evitar dívidas no final do ano

Por

Luiz Rabi, economista do Serasa Experian, sugere bons métodos para economizar o salário

 

Fim de ano é sempre uma correria. São muitos gastos com presentes, ceia de Natal, além de contas a pagar. Por isso, é preciso tomar cuidado na hora de fazer compras nos últimos meses do ano, já que ninguém quer chegar no Carnaval já endividado.

Planejamento e 13º salário
O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, diz que o ideal é que seja feito um planejamento das compras de fim de ano. Segundo ele, muitas pessoas não costumam realizá-lo, e por isso acabam gastando tudo aquilo que possuem de recurso disponível.
A vontade de gastar já começa quando se recebe o 13º salário. Segundo pesquisa encomendada pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), nesse fim de ano o brasileiro vai gastar 30% a mais com o presente de Natal. Mais de 50% das pessoas entrevistadas afirmaram que pretendem utilizar o 13° para fazer as compras de Natal.
O especialista em economia Luiz Rabi diz tanto sobre o planejamento quanto sobre o 13º salário: “não é para economizar tudo, não gastar nada. É só fazer um planejamento e deixar uma reserva financeira de aproximadamente 20 a 30% daquilo que você tem pra gastar agora no final do ano”.
De acordo com ele, essa reserva é necessária para poder encarar as despesas que aparecem a partir de fevereiro e março, quando começam a crescer as dívidas.

Pesquisa e parcelamento
Outra dica dada por Luiz é pesquisar antes de realizar qualquer compra. Segundo o economista, o preço das lojas pode variar, dependendo do fornecedor. Por isso, é bom ficar atento às variações de preço de cada loja.
Por fim, ele aconselha: “brigue por desconto, não por parcelamento”. Assumir muitas parcelas pode acabar comprometendo meses de 2014. Além disso, os gastos de final de ano são pontuais. É preciso ficar atento para não comprometer o ano com eles.

 

Nina Turin

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.