Projeto social promove ski no asfalto

Por

Ski na Rua oferece treinos gratuitos de rollerski para crianças e adolescentes desde 2012

Equipe já conta com quinze atletas, todos moradores da São Remo

Uma atividade inusitada é cada vez mais frequente nos parques e ruas da zona Oeste. O Projeto Social Ski na Rua promove a inclusão social através de um esporte pouco conhecido no Brasil: o rollerski, uma espécie de esqui com rodinhas que se pratica no asfalto e debaixo de um sol forte.
Criado em julho de 2012 pelo esquiador Leandro Ribela, o projeto tem como objetivo educar jovens e crianças de baixa renda através do esporte. A ideia veio ao observar os sábados matinais dentro da Cidade Universitária. Enquanto muitas pessoas frequentavam o espaço para fazer atividades físicas, alguns meninos da São Remo vinham para trabalhar. Ao se deparar com essa realidade, Leandro tentou mudá-la propondo que os meninos fizessem uma prática esportiva no lugar do trabalho.
Atualmente, o projeto conta com cerca de quinze pessoas, entre 9 e 21 anos. “Começou com um grupo de quatro atletas, surgiu interesse de outros meninos e fomos agregando”, conta Ribela. Os jovens ainda têm oportunidade de viajar, estudar inglês e espanhol, fazer passeios culturais e conhecer novos lugares.
E isso é o que mais agrada Vitor Henrique, de 17 anos, que pratica o rollerski há um ano e meio: “O rollerski é um esporte diferente que está me dando muitas oportunidades de viajar, conhecer novos lugares e novas pessoas. É um esporte que me dá liberdade.” Em agosto o projeto levou três meninos, entre eles Vitor, para disputar o Campeonato Brasileiro e Sul-Americano de ski cross country na Argentina. “Em março vamos levá-los para outra experiência na neve, na Áustria”, afirma Ribela.
O projeto, hoje, conta com vinte e cinco doadores que financiam a maior parte das atividades. Eles fornecem, por exemplo, bolsas de noventa reais por mês para compensar o trabalho que os meninos faziam. Além disso, a iniciativa conta com a parceria da CBDN (Comissão Brasileira de Desportos na Neve) e da Assessoria Esportiva Sportplan Triathlon.

A equipe treina todos os sábados nas ruas da Cidade Universitária

O que é rollerski?
O rollerski é um esporte que surgiu na Europa, na década de sessenta, como uma forma de treinamento dos atletas de ski cross country durante o verão. O esporte é praticado com equipamentos muito parecidos aos do esqui na neve, mas com rodinhas. A prática acabou virando modalidade esportiva, com diversos campeonatos e até Copa do Mundo. Leandro conta que no começo as pessoas tinham preconceito por ignorância: “Davam risada e brincavam dizendo pra voltar pra neve”. Mas diz que hoje já se acostumaram e não sofrem mais preconceito.
O equipamento utilizado pelos atletas para praticar o esporte consiste em um rollerski com uma fixação, bota, bastão, capacete e luva. Esses utensílios, que vêm da Alemanha, são bastante caros e a empresa que os fornece é a SRB Ski Roller.
Durante a semana, o grupo treina corrida segunda e quarta, e sábado praticam o rollerski. Eventualmente ainda treinam no Parque Villa-Lobos, na quinta-feira. Leandro Ribela está animado com o projeto que vêm ganhando adeptos e anuncia: “Agora nossa ideia é abrir outro grupo no ano que vem com mais 10 atletas”.

Como participar do Ski na Rua
Não existe um pré-requisito para fazer parte do projeto, mas é importante lembrar que ele é direcionado para crianças, adolescentes e jovens de baixa renda. Leandro diz que é necessário ter comprometimento por parte dos aprendizes, e reforça que os atletas não podem evoluir no esporte se não tiverem frequência nos treinos e dedicação.

André Meirelles e Stella Bonici

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.