Beleza são remana vai além dos padrões

Por

Cuidados com beleza e saúde são muito importantes para manter a autoestima das mulheres

“Você já pensou em quanto tempo nós mulheres, gastamos com beleza? Pelo menos metade das horas em que estamos acordadas”. Com essa frase, a escritora Clarice Lispector resume uma das grandes preocupações das mulheres: a aparência. Sejam os cabelos, as unhas, a pele, toda mulher gosta de se manter bem arrumada e com a autoestima renovada. Mas até que ponto é saudável se preocupar com a aparência e não se deixar levar pelos padrões exagerados impostos pela mídia?
“É muito importante você se manter arrumada, é uma questão maior que a beleza. Se você for fazer uma entrevista, dependendo do lugar, você pode até ser reprovada por causa do cabelo”, afirma a comerciante Jaqueline Araújo Dantas. Esse caso aconteceu com sua irmã, que não foi aceita em uma entrevista por não ter cabelo liso. “O cara ainda falou pra ela: da próxima vez, vai num cabeleireiro, faz uma escova, arruma o cabelo. Para mim isso foi puro preconceito”.
Essa é uma questão que vai além dos cuidados com a beleza e a aparência, tem a ver com os padrões estabelecidos pela sociedade. Por causa dessa influência das mídias, de revistas e novelas, as mulheres se sentem cada vez mais pressionadas a se manter dentro de determinados padrões. Um cabelo cacheado, bem cuidado, é tão bonito quanto um cabelo liso, mas pode causar essa impressão de não estar arrumado, por não ser tão comum e pelo fato de a maioria das mulheres quererem manter sempre o cabelo liso.

Cuidados com o corpo
Além de gostarem de manter o cabelo sempre arrumado, as mulheres da São Remo se preocupam também em cuidar do corpo. Segundo Jaqueline, várias são remanas correm de manhã na USP. “Eu corro 3 horas todos os dias e sempre vejo as mesmas pessoas correndo. Dá pra perceber que elas se preocupam com o corpo”. Mas essa não é só uma questão de aparência. A moradora Monique Dayane luta Muay Thai em uma academia próximo ao Rio Pequeno, e diz que frequenta a academia por uma questão de cuidados com a saúde também. “Você se sente super bem, mais disposta”. Além de exercícios físicos, outra questão muito importante nos cuidados com a saúde e o corpo é a alimentação. A moradora Rosy Ferreira diz que para se manter saudável, além de fazer caminhada, come muitas frutas e toma suco verde, feito com couve, semente de chia, maçã, abacaxi e água. “Faz muito bem à saúde, além de ser saudável ele ajuda a emagrecer, se tomar e se alimentar de três em três horas.” Segundo a nutricionista Aline Moraes Almeida, esse suco, além de ser diurético e desintoxicante, ainda queima calorias, ou seja, é a combinação ideal para quem quer eliminar alguns quilos.
Mas o mais importante é a mulher querer se manter bonita pra si mesma, para melhorar sua autoestima e se sentir bem, e não por se sentir pressionada. Ser magra ou não ser, ter cabelo liso ou cacheado, é apenas uma questão do estilo de cada mulher. E nas palavras da própria Clarice Lispector: “Bonita é a mulher que é feliz”.

Dicas para se manter sempre saudável

Aliar os cuidados com a beleza, alimentação e exercícios físicos é a melhor forma de se manter saudável. Beber muita água, não ficar mais de três horas sem comer, manter uma alimentação balanceada, com verduras e frutas e dormir bem são algumas dicas para uma vida equilibrada. Usar filtro solar todos os dias também é muito importante, tanto para amenizar o envelhecimento da pele, como para protegê-la de doenças como câncer. Reservar um tempo só pra você, fazer uma massagem, também é importante para controlar o estresse, e evitar que mais radicais livres sejam gerados – eles danificam as células e aceleram o envelhecimento. Mas a principal dica é: seja você mesmo. Use o cabelo cacheado se preferir, pinte-o de roxo se isso a fizer se sentir bem, se vista de maneira a se sentir confortável e não se importe com o julgamento das pessoas. A sua opinião é a única que importa quando se trata da sua beleza e bem-estar.

Amanda Manara

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.