Projeto Girassol cria “Ler e Aprender”

Por

Atividades artísticas e rodas de leitura são oferecidas para estimular as crianças a ler

Girassol

Criado em junho de 2013, sediado na CEI Projeto Girassol, “Ler e aprender” é uma proposta que tem como objetivo estimular a leitura na infância. Ele foi criado por pedagogos da própria CEI, que observaram a carência de bibliotecas na comunidade, e a dificuldade das crianças em ter acesso a bons livros dedicados a sua faixa etária.
Além disso, os criadores da iniciativa tinham a intenção de oferecer atividades fora do horário escolar para o público infantil, uma vez que muitas crianças ficam nas ruas quando não estão na escola. O patrocínio e o apoio foram fornecidos pela FUMCAD (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), e doações ajudam a encher as estantes da biblioteca.
A biblioteca ainda está em fase de montagem e organização. A previsão é de que ela comece a funcionar no começo de 2014.
Atualmente, o projeto funciona quatro dias por semana e oferece 40 vagas para crianças da São Remo, entre 6 e 10 anos, sendo 20 vagas de manhã e 20 a tarde. Nas terças e quintas-feiras, acontecem as rodas de leitura.
Nesses dias, também são oferecidas atividades que tornam a leitura mais prazerosa. Teatro, desenho, colagem, estão entre as atividades artísticas oferecidas pelo “Ler e Aprender”, todas ligadas às obras lidas.
Nas quartas-feiras, as crianças podem emprestar os livros já catalogados da biblioteca, sendo que o prazo de devolução é de até uma semana.
Segundo Loraine, coordenadora da CEI, o projeto tem dado resultado: “Eles vem pra cá e gostam. Dá pra perceber isso, tem dado resultado sim”. Além dos livros, monitores e pedagogos disponíveis, o projeto também possui uma boa estrutura, como uma sala que torna a leitura mais confortável. “Muitas crianças passam a tarde de quarta-feira aqui nessa sala, lendo”, afirma Loraine. A iniciativa ainda conta com cinco vagas não preenchidas no período da manhã, enquanto o da tarde já está cheio.

Pâmela Carvalho

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.