São Remanos buscam outros esportes

Por

Falta de estrutura e incentivos são as principais dificuldades para atletas da comunidade

menino no golfinalO futebol é a grande paixão nacional. Para uma partida, por vezes basta um terreno baldio, enquanto esportes como vôlei e basquete exigem uma estrutura mais complexa. Isso mantém as pessoas mais distantes de tais modalidades. Além disso, a constante presença do futebol na mídia faz com que o interesse por esse continue grande.
Alexandre Augusto de Sá, educador social do Circo Escola, afirmou perceber que as crianças querem praticar o que veem na televisão. Campeonatos de diferentes esportes chamam a atenção delas, mas a presença constante do futebol ainda causa grande influência. Isso fica claro, se considerarmos que ao perguntar a jovens da comunidade de 8 a 13 anos quais esportes mais gostam de praticar, o futebol foi na maioria dos casos a primeira e única resposta.
Entretanto, logo descobrimos que há são remanos que também se interessam por outras modalidades. Gideone Manuel do Nascimento faz parte do projeto social Ski na Rua. Esse já existe há um ano e possui 12 membros, os quais praticam roller ski, uma adaptação do ski normal com rodinhas. Para conseguir treinar os participantes usam a USP, mas apenas aos finais de semana por conta da quantidade de carros, vão ao Parque Villa Lobos e chegam a viajar para São Carlos. Indagado sobre que espaços de treinamento faltam na comunidade Gideone fala da necessidade de uma pista de skate, já que a São Remo possui muitos skatistas e reforça que “para o futebol tem os campos”.
Outra modalidade diferente que possui praticantes na comunidade é o atletismo. Gilvan Manuel do Nascimento, 27, treina desde os 13 e afirma que no atletismo “você depende de si mesmo”. Ele vem lutando para diminuir seus tempos e conseguir o difícil apoio do governo. Sobre o espaço que utiliza para treinar, ele afirma que o CEPE USP basta para os treinos, mas o acesso a esse às vezes é difícil. O atletismo é um esporte que também vem sendo incentivado no Circo Escola da São Remo. Alexandre Augusto de Sá afirmou que no começo as crianças resistem a praticá-lo, pois querem jogar bola, mas com o tempo conhecem melhor as modalidades e começam a se interessar.

Bianca Caballero

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.