Fatinha, organizadora da festa das crianças na SR

Por

Moradora antiga, ela sonha com mais projetos sociais e celebrações para a comunidade

Rosa de Fátima dos Santos, a Fatinha, é a principal responsável pela festa do Dia das Crianças da São Remo. No ano de 1994, junto com sua irmã, Fatinha resolveu fazer um “bolinho” para a criançada comemorar o dia. Desde então, a celebração aumentou e acabou se tornando tradição nos dias 12/10.
Natural de Jaú, cidade do interior paulista, Rosa de Fátima veio para São Paulo aos 8 anos de idade. Moradora antiga da comunidade, a “tia” simpática e sorridente conta que sempre gostou de ajudar as pessoas.
Além da festa das crianças, ela também comanda a ONG “Amas de Leite”. Fundado antes da festa – há tanto tempo que Fatinha nem sabe dizer – o projeto distribui leite para crianças e idosos.
Mesmo com o trabalho bem sucedido, Fatinha quer aumentá-lo. Busca, agora, ajuda de algum órgão do governo para conseguir um espaço físico maior. A ideia é fazer um trabalho mais específico com crianças e adolescentes.
Em relação aos projetos sociais que já existem na São Remo, ela não poupa elogios e críticas. Para o Pamplona, por exemplo, diz que “tira o chapéu”. Mas lamenta que outros, como o Alavanca, encontrem dificuldades para manter-se em atividade.
Sempre rodeada de crianças, Fatinha soa tranquila e otimista mesmo nos raros momentos em que faz alguma crítica. Mas não esconde o orgulho quando comenta o crescimento da festa das crianças ao longo dos anos.
Sobre projetos futuros, ela conta que planeja fazer um almoço de Natal (a partir de 2014) e talvez uma festa no Dia das Mães. E pede que eventos culturais e de lazer recebam mais destaque. “As coisas boas quase ninguém divulga”, lamenta.

Fatinha comanda a festança

Fatinha comanda a festança

Marcelo Grava

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.