Desrespeito ou gentileza?

Por

Passar na rua e receber um elogio é algo que divide opiniões das mulheres. A campanha intitulada “Chega de Fiu-Fiu” foi lançada justamente para debater essa ideia. Assim como na questão do estupro, em que as mulheres muitas vezes são culpadas pelas roupas que usam, com o assédio também pode acontecer isso.
Uma mulher que passa na rua de shorts ou saia geralmente recebe muito mais cantadas do que uma que passa de calça. Se realmente fosse um elogio à beleza da mulher, este seria feito independentemente da roupa que ela está usando. Mas se for um elogio às partes do corpo que estão à mostra, como as coxas, por exemplo, é de se pensar se a mulher não está sendo tratada como um pedaço de carne, conduta machista que pode levar a crimes como agressão e estupro, e que precisa, urgentemente, de um fim. Até porque as mulheres devem ter o direito de andarem na rua vestidas como quiserem, sem serem desrespeitadas.
Outra questão a ser levantada é: porque na maioria das vezes, são os homens que abordam as mulheres na rua, e não o contrário? Isso é outro reflexo da sociedade machista em que vivemos, onde alguns homens se acham no direito de tratar as mulheres como bem entendem. E não é isso que toda a luta das mulheres de anos, por igualdade de direitos busca. Essa luta busca também igualdade de tratamento e respeito de ambas as partes, independente do gênero.

Amanda Manara

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.