Bibliokombi tem poucos empréstimos

Por

Apesar de já ter sido aberta há cerca de dois meses, a biblioteca ainda tem poucos visitantes

A Bibliokombi, que fica em frente à Praça da Amizade, foi projetada por Eva Maria da Conceição e já ficou pronta há cerca de dois meses. Mas, apesar da inauguração já ter algum tempo, poucas pessoas estão frequentando a biblioteca.
Segundo Dona Eva, as crianças vão à biblioteca mais do que os adultos. Pesquisas demonstram que são as pessoas entre 5 e 17 anos que mais utilizam o acervo das bibliotecas no geral, tendo uma frequência que corresponde a mais da metade do total, enquanto que os adultos têm uma frequência de cerca de 10%.
A ideia de transformar uma Kombi em biblioteca surgiu porque, segundo Eva “era muita criança que vinha pegar livro [no bar], aí eu ficava nervosa, brigava com a criançada e dizia que ali não era biblioteca”. Depois disso, veio a ideia de montar um lugar para as crianças pegarem livros emprestados.
A Bibliokombi, entretanto, ainda precisa de alguns ajustes. Os livros estão desorganizados por falta de prateleiras e o chão, que deveria ter uma camada de revestimento, ainda está sem nada.
Além disso, Dona Eva também pede doações de livros, que podem ser direcionados tanto para o público infantil, como para o adulto.
A Bibliokombi funciona no mesmo período que o bar da Dona Eva, e para pegar um livro emprestado, basta falar com alguém que trabalhe no bar. O controle dos empréstimos é feito através de um papel, e é permitido ficar com o livro durante uma semana.

Stella Bonici

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.