CEU busca aproximação com São Remo

Por

Complexo, que possui diversas atrações culturais, explica suas ideias para atrair os moradores

Cultura nunca é demais. A partir dessa ideia, a Secretaria Municipal de Educação criou, em 2001, o projeto de construção dos CEUs (Centros Educacionais Unificados), complexos que oferecem, gratuitamente, atividades artísticas, sócio-culturais e esportivas a toda comunidade. A unidade do CEU mais próxima ao Jardim São Remo é a do Butantã, localizada a cerca de três quilômetros da comunidade. Porém, apesar das atividades oferecidas e da proximidade, poucos moradores frequentam o complexo.

Distanciamento do CEU
Um dos motivos que geram essa baixa frequência é a falta de diálogos entre o centro e a comunidade. Como a gestão que coordena o CEU tem apenas quatro meses de atuação, a intimidade que existe com as comunidades dos arredores do CEU ainda não se efetivou. Segundo Caio Uehbe, coordenador do Núcleo de Ação Cultural, “está evidente, nesses últimos meses de gestão do CEU Butantã, que a comunidade não se sente mais representada pelo CEU e que ele não representa os anseios da comunidade”.
Mas, apesar desse distanciamento, Uehbe diz que o CEU está passando por um momento de retomada de projetos, criando, assim, a situação ideal para uma mudança. “A reaproximação da comunidade com o projeto CEU somente ocorrerá quando ela se sentir parte integrante das atividades realizadas.”, afirma Uehbe.

Atuação conjunta
Um dos objetivos do CEU é promover essa maior integração com a população local a partir de uma ação que junte as partes. Tendo como princípios norteadores uma valorização da cultura da periferia e da comunidade do entorno, Uehbe acredita que “a grade de atividades e cursos no CEU deve ser uma construção conjunta com a comunidade, por isso, a nova gestão vem realizando bate-papos com a população na busca das demandas e indo atrás de agentes culturais da região. Quando essa construção é conjunta, as atividades acabam sendo atrativas”.
É importante, então, para a população, saber sobre essa nova concepção de cidade educadora que os CEUs apresentam. Segundo Uehbe, ela causa uma ruptura no desenvolvimento desigual da cidade. Assim, através de uma concepção de integralidade, o CEU garante a possibilidade das crianças, dos jovens, e até mesmo dos adultos, de usufruirem de um espaço criado para a diversão e para o desenvolvimento. “Possibilita que as pessoas sejam capazes tanto de pensar quanto de executar”, complementa Uehbe.

Festa comemorativa
Além de toda a grade de cursos presentes para a comunidade, o CEU Butantã, inaugurado em 2003, realizará uma Festa de 10 anos, no próximo dia 21 de setembro. A atração contará com diversas atividades, como shows simultâneos em dois palcos com grupos da região. Estilos variados como Rap, Reaggae e Punk Rock estarão presentes. Além disso, o evento contará ainda com a realização de Graffitis, uma exposição das atividades desenvolvidas pelas crianças e adolescentes das unidades do CEU, atividades esportivas e barracas de bebida e comida.

 

Agenda Cultural do CEU Butantã

Espetáculo
“Balada do Palhaço”

18 de Setembro
20 horas
Local: Teatro Carlos Zara

Reinauguração
da rádio cidadã FM 87.5

22 de setembro
15 horas
Local: Teatro Carlos Zara

1º Sarau Poético Musical
do CEU

26 de setembro
20 horas
Local: Sala Multiuso

CEU Butantã
Av. Engenheiro Heitor Antônio Eiras Garcia, 1700/1820
Telefone:
3732-4558

Luís Viviani e Stella Bonici

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.