Futebol estrangeiro conquista espaço

Por
Emoção e grandes jogadores levam brasileiros a acompanhar campeonatos internacionais

Levantamentos recentes indicam que, no Brasil, nunca se assistiu tanto futebol internacional. A audiência da semifinal Barcelona x Bayern de Munique pela UEFA Champions League foi maior do que a do ano anterior e, após a conversa da equipe do Notícias do Jardim São Remo com alguns moradores, nota-se que a tendência é o crescimento desses números.

Quando questionados se assistiriam à final do torneio europeu programada para este sábado (25/05), a resposta foi positiva da maioria dos entrevistados. F.A., morador da São Remo, não poupou elogios aos clubes presentes na final: “Um jogo com dois times que nem os de sábado não tem como ser ruim”. J.S., por sua vez, afirma que estará ligado na partida: “Não perco esse jogo por nada. As semifinais já foram emocionantes e a final, um jogo só… A decisão vai ser um jogão”.

Não é de se estranhar que partidas como essa chamem a atenção do público. O nível dos times e o fato de que os maiores craques do futebol jogam na Europa estão entre os principais motivos dos espectadores para acompanhar campeonatos internacionais. Perguntados sobre os seus jogadores favoritos, os moradores da comunidade pouco mencionaram atletas que atuam no Brasil. Lionel Messi, argentino do Barcelona, Cristiano Ronaldo, português do Real Madrid, Lucas, brasileiro do PSG, e a dupla espanhola Xavi e Iniesta, também do Barcelona, são os mais lembrados. Neymar, atleta do Santos, é muito comentado também; todavida, divide opiniões positivas e negativas.

O crescimento da popularidade do futebol internacional deve-se, principalmente, ao aumento das transmissões de seus jogos por canais de televisão. A partir disso, os mais diversos campeonatos estrangeiros passaram a interessar os amantes de futebol, compartilhando a atenção dos telespectadores com os campeonatos disputados nacionalmente, como a Copa do Brasil e o Brasileirão.

Além disso, a internet também se tornou uma ferramenta para os interessados em competições estrangeiras. Por meio dela, é possível conhecer melhor os jogadores, as estatísticas, datas e horário dos jogos. Tudo indica que, daqui em diante, o futebol nacional concorrerá igualmente com o estrangeiro pela atenção dos fãs do esporte.

Por Arthur Silva e Thiago Neves

Tags: ,

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.