Acidentes dentro de casa podem ser graves

Por
75% das lesões em idosos atendidos na rede pública são resultado desse tipo de ocorrência

Acidente doméstico, conforme definido pela OMS (Organização Mundial de Saúde), é todo acontecimento causal independente da vontade humana que se dá nas imediações da residência. Isso ocorre, principalmente, devido ao descuido das pessoas em relação a detalhes que poderiam evitar tais ocorrências. Os grupos mais suscetíveis são as crianças e os idosos, os quais têm uma sensibilidade maior à, por exemplo, traumas causados por quedas.

As crianças são as maiores lesionadas por acidentes domésticos, como indica uma pesquisa recente feita pelo Ministério da Saúde. Cerca de 140 mil são internadas por ano em hospitais da rede pública por causa desse tipo de acidente. Dentre os motivos freqüentes estão: quedas, afogamentos, choques elétricos, asfixia e ingestão de medicamentos. Apesar do último levantamento, feito pelo mesmo órgão no período entre 2000 e 2010, afirmar que houve queda de 31% dos casos de mortes por acidentes domésticos, a população ainda não está preparada para lidar com esse tipo de emergência.

Por isso, o Corpo de Bombeiros aconselha que os pais ou responsáveis tomem cuidado com a movimentação de crianças pequenas, que normalmente sofrem quedas na tentativa de descer do berço ou subir em móveis altos. Além disso, objetos cortantes, medicamentos e produtos de limpeza não devem ficar acessíveis a esse público.

Em relação aos idosos, as quedas são as principais causas de acidentes domésticos. Pisos molhados, degraus, tapetes e até chinelos podem potencializar esse tipo de acidente. De acordo com o SUS (Sistema Único de Saúde), 75% das lesões que levam os idosos aos hospitais públicos têm sua origem dentro de casa.

O Corpo de Bombeiros disponibiliza uma cartilha no site (http://www.corpodebombeiros.sp.gov.br) que ensina como evitar e prevenir acidentes nos domicílios.

Por Júlia Pellizon

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.