Projeto de rádio engatinha na São Remo

Por
Formato incerto e falta de equipamentos dificultam a evolução da iniciativa comunitária

Moradores da São Remo tentam criar uma rádio comunitária local em parceria com estudantes da USP. Além de universitários, são parte do grupo de idealizadores alguns dos responsáveis pela Associação de Moradores, pela quadra esportiva e pelo Sarau da Remo.

O plano surgiu há dois meses, mas só foi possível realizar duas transmissões até o dia de hoje, sendo a última delas há quinze dias. Com o estilo “Rádio Poste” (isso é, com o sistema de som voltado para as ruas), ela envolveu, durante o dia todo, cerca de 800 pessoas em sua última atividade.

Hoje, as reuniões para a discussão do projeto costumam ocorrer na sede do Projeto Alavanca e da Associação de Moradores. Caso tudo dê certo, a programação deve tornar-se semanal e seguir a mesma linha das anteriores: ter duração de três horas e trazer informações dividas em blocos. Um deles será voltado para a população de bolivianos do local, outro para discutir os problemas relativos a creches, mais um para tratar do esporte da região, outro para o falar das questões envolvendo o Riacho Doce e um último bloco que envolve os problemas gerais da São Remo.

Como sede do projeto, o grupo quer utilizar uma das salas disponíveis da Associação. Eles pretendem, de início, fazer programas cooperativos, com debates e informações voltadas a todos os segmentos da comunidade. Estuda-se, também, se a programação será “ao-vivo” ou se contará com reproduções de programas gravados e com espaço para músicas. Outro tema ainda não definido é se a rádio deve manter seu formato ou tornar-se uma Webradio.

Existem, porém, problemas que dificultam a concretização do projeto. A burocracia para a criação desse tipo de veículo de comunicação atrapalha, bem como o custo para mantê-lo no ar. Ainda, a falta de equipamentos impede que a ideia avance com a velocidade que os idealizadores gostariam. Para tentar viabilizá-la, o grupo aceita a doação de computadores. Além disso, planeja-se fazer um roda de samba com o grupo “Inquilinos do Universo” no feriado de corpus christi para arrecadar dinheiro para bancar a estrutura.

Contribua com a ideia! A Rádio Comunitária aceita doações de computadores e equipamentos eletrônicos nos seguintes endereços:

Associação de Moradores do Jardim São Remo
Rua Aquianes, 35, Butantã

Centro Acadêmico Lupe Cotrim
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária

Centro de Estudos Geográficos Capistrano de Abreu
Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária

Por Otávio Fernandes Nadaleto

Tags: ,

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.