Assembleia volta à questão da creche

Por
Com o terreno da antiga Sabesp disponível, o tema é novamente levantado na comunidade

A Assembleia de Moradores da São Remo ocorreu em 18 de maio, no Circo-Escola e discutiu em especial a falta de creches na comunidade e o antigo terreno da Sabesp.
Segundo dados levantados pela equipe do Aproxima-Ação, a demanda existe desde 1998, e piora com o aumento do número de crianças. Além disso, o fechamento do Girassol também contribuiu para intensificar o problema. Assim, está em andamento uma pesquisa a respeito da quantidade de crianças e gestantes que moram na comunidade e precisam da creche.

Na Assembleia, foram destacados quatro fatores fundamentais que motivam e dão suporte à reivindicação: há muitas crianças que ficam em casa porque não encontraram vagas nas creches mais próximas; alguns pais têm altos gastos com transporte escolar para manter os filhos em creches mais distantes; o projeto de construção da creche na São Remo já existia e já havia sido aprovado em 2007, apesar de não ter sido posto em prática pela falta de espaço disponível; hoje, o terreno da antiga Sabesp, localizado dentro da comunidade, encontra-se desativado e inutilizado.

Falta de estrutura em foco na SR

Destaca-se ainda que, apesar de o terreno pertencer à USP, é necessário o envolvimento e a união dos moradores para que eles consigam conquistar esse direito e decidir a melhor solução a ser tomada. Assim, se não houver colaboração, acredita-se que as reivindicações da comunidade ficarão cada vez mais restritas.

Foram levantadas também durante a discussão algumas questões secundárias, como o problema do lixo, também antigo e recorrente, o debate sobre a possibilidade de construção de um ecoponto nas proximidades e as dificuldades dos moradores do Riacho Doce.

Neste sábado, 25 de maio, a comunidade promove o Forró da SR, festa a ser realizada em frente ao antigo terreno da Sabesp para integrar os moradores e promover maior conhecimento e debates a respeito do tema.

Por Bruna Larotonda

Tags: , , ,

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.