São Remo vira tema de documentário

Por

Empolgação e empenho de moradores da comunidade motivaram realização da filmagem

O distrito do Rio Pequeno, que, dentre outros, inclui o bairro do Jardim São Remo, está sendo re­tratado em um documentário fi­nanciado pela Prefeitura de São Paulo. O projeto chamado “Histó­ria dos Bairros de São Paulo” está em sua 7ª edição. Realizado pela Secretaria Municipal de Cultu­ra, tem como foco o mapeamento da memória histórica dos vários bairros da cidade, a partir de ro­teiros que ressaltam as caracterís­ticas únicas desses lugares.

Na edição atual, um dos rotei­ros escolhidos foi o de Olívia Mar­ques, que elegeu o Rio Pequeno pela grande diversidade de mora­dores na região. O nome provisó­rio do documentário é “Tranqui­lidade e Movimento”, devido à presença de bairros calmos, com ares de interior, e agitados, sobre­tudo nas periferias. Contudo, em processo final das filmagens, o tí­tulo ainda pode sofrer alteração.

A criação artística e cultural do Rio Pequeno é abordado como tema central, e o destaque fica para a comunidade de São Remo.
Os eventos que sempre aconte­cem no bairro atraíram positi­vamente a atenção da equipe do filme: “ficamos impressionados com a quantidade de iniciativas voltadas à cultura e com o com­prometimento das pessoas para conseguir que tudo saia direiti­nho”, conta Olívia Marques.

O Sarau da Remo, o Circo Esco­la, a Bibliokombi da Dona Eva, a festa do Fim dos Muros e o gru­po de rap Ideologia Fatal foram os principais projetos que interessa­ram a direção do documentário. A integração com outras partes do distrito do Rio Pequeno tam­bém é um dos enfoques, que in­clui até relatos do famoso cartu­nista Laerte, morador do distrito.

A estreia do documentário em DVD está prevista para o fim de maio. A divulgação do material será de responsabilidade da Pre­feitura, que enviará cópias para as bibliotecas públicas, escolas e cen­tros culturais da capital paulista. Além disso, o grupo de trabalho pretende levar, pessoalmente, o filme concluído para a população dos bairros que contribuíram para a realização do projeto.

Por Júlia Pellizon

Tags: ,

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.