Repressão policial em evento da São Remo

Por

Polícia Militar interrompe festa destinada a arrecadar fundos para a quadra de futebol da comunidade

Evento realizado na quadra esportiva da São Remo no dia 12 de abril é interrompido após abordagem policial. Segundo uma testemunha que não quis se identificar os policiais apareceram por volta das duas horas da madrugada de sábado dispersando todos os presentes com a utilização de bombas de gás. “Foi desnecessário, eles vieram sem motivo, fizeram as pessoas deitarem de bruços no chão e acabaram com a festa que tinha autorização para acontecer”, relata a testemunha.

Naquele dia, o espaço foi fechado para a realização de apresentações musicais de samba e pagode, mas o ponto alto da noite seria a performance de dois famosos MC’S de funk que não tiveram a chance de subir ao palco. Ainda segundo a testemunha, parte do dinheiro angariado com a venda dos ingressos seria destinada a manutenção da quadra que, entre outras coisas, necessita de novas traves.

A ação policial ocorreu pouco antes do horário reservado para o show dos Mc’s. Ela faz parte de um plano de operação preventiva, que teve seu inicio em março, e atua contra os bailes de funk na cidade de São Paulo. Essa medida é considerada polêmica, pois para muitos esse estilo musical é visto como um gerador de perturbação pública. No entanto, para outros, ele é fonte de diversão, além de uma importante forma de expressão cultural que não estaria necessariamente ligada a aspectos negativos e, portanto, não deveria ser censurada.

A testemunha da ocorrência na São Remo conta que a interrupção do evento gerou prejuízos aos organizadores, além de provocar grande tumulto entre os presentes. ”Na favela, as pessoas também têm o direito de se divertirem sem serem reprimidas”, ele conclui.

Por Yasmin Riveli e Thiago Neves

Tags: , ,

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.