Cresce violência entre torcidas; moradores temem

Por

A morte de Kevin Espada, de 14 anos, no jogo entre Corinthians e San José, no início de 2013, reacendeu as discussões a respeito da violência em jogos de futebol. O debate questiona a eficiência das revistas realizadas na entrada dos jogos e o número de policiais nesses eventos, além da falta de punição aos torcedores infratores.

De acordo com o Estatuto do Torcedor, não é permitido portar quaisquer objetos que incentivem a prática de atos violentos. Como essa regra é constantemente desrespeitada, brigas entre torcidas e casos com o de Kevin vêm se tornando mais comuns.
Segundo pesquisa feita pelo Lancenet!, 136 pessoas foram vítimas da violência entre 2001 e 2012, número sete vezes maior em relação aos dados dos 12 anos anteriores. Diante disso, assistir aos jogos pela televisão se tornou uma opção mais segura.

São remanos opinam sobre tema

O jornal conversou com moradores do Jardim São Remo e constatou que boa parte não frequenta estádios de futebol devido à violência, apesar de torcerem para os grandes times da cidade. Para os são remanos entrevistados, o motivo de tal insegurança são os torcedores violentos. Alguns deles, como José Antônio, citaram o pouco policiamento e a falta de eficiência na revista feita pelos oficiais de polícia.
Outros disseram, ainda, que presenciaram confusões; um deles afirmou ter sido vítima de violência: “Quando fui, atiraram uma lata de urina em mim”.

info

 

Por Fabíola Costa

Tags: , ,

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.