Por um Estado neutro

Por

O Brasil é um país com Estado laico, ou seja, que não possui nenhuma religião oficial. Com a separação de Estado e Igreja assegurada na constituição brasileira de 1988, está garantida a liberdade religiosa e cultural, e todas as crenças e suas manifestações devem ser respeitadas.

A presença da frase “Deus seja louvado” nas cédulas existe desde 1986 – nas notas de cruzados, e atualmente nas de reais. Esta é uma manifestação religiosa do Estado, fato que não é compatível com a sua laicidade. Mesmo que a maioria da população brasileira acredite em Deus, esta expressão gravada nas notas significa desrespeitar brasileiros que cultuam outros deuses, ou até mesmo os que são ateus.

Pela forte presença do catolicismo no Brasil, muitos traços do cristianismo permaneceram enraizados em instituições do governo, tornando difícil, atualmente, a concepção de um Estado laico. Ainda hoje, sociedades religiosas não pagam diversos impostos e recebem subsídio do governo e o ensino religioso está presente no currículo das escolas públicas. Esses são outros aspectos que desrespeitam a liberdade religiosa e, por isso, devem ser mudados.

Esta é a última edição do ano do Notícias do Jardim São Remo. O jornal volta a circular em março de 2013 com uma nova turma de repórteres. A atual redação se despede dos moradores e agradece o carinho com o qual a equipe foi recebida na comunidade. Boas festas a todos e feliz ano novo.

Por Fernanda Maranha

Tags: , ,

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.