CEPE-USP oferece atividades para a terceira idade

Por

Na terceira idade, atividades físicas são importantes para a manutenção da autonomia e saúde do indivíduo. Com o avanço dos anos, os acidentes e perdas de funcionalidades motoras aumentam, pois a força muscular, e a massa óssea diminuem.

Exercícios recuperam a saúde (Foto: Susana Berbert)

Ricardo Linares, professor de Atividade Física para terceira idade no Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPE), diz que praticar exercícios auxilia na recuperação dessas capacidades: “As atividades diminuem os efeitos da idade. A segurança ao caminhar e a respiração aeróbica melhoram”. Ele ainda ressalta que resultados emocionais podem ser vistos: “As pessoas ficam mais confiantes consigo mesmas e atentas; as conversas tornam-se mais dinâmicas”.

Cecilia Kasay faz exercícios com o grupo há três anos: “Eu gosto muito, a gente fica mais viva”, declarou. Maria da Penha Lorenzano, 75 anos, é aluna e atleta. Neste ano, Maria foi campeã Sulamericana nos 400 metros com 1,55 segundos: “Ano que vem pretendo estar no Campeonato Mundial Master com a mesma disposição e saúde que a atividade física me deu. A gente adquire um condicionamento muito bom”.

Correção postural também é resultado da prática de atividades. Eulina de Souza tinha dores nas costas, que melhoraram com os exercícios. O ambiente dinâmico da aula é outro fator importante: “Eu adoro aqui, o professor é muito bom e nós fazemos amizades”, diz Eulina.

O CEPE oferece cursos para terceira idade como Atividades Físicas, Yoga, Musculação, Ginástica, Alongamento e Resistência Localizada. As inscrições estão programadas para o final de Fevereiro. Para realizá-las, é necessário uma foto 3×4 e um exame médico recente. Uma taxa de 50 reais é cobrada referente ao semestre de aula. O valor pode ser parcelado, reduzido e até mesmo anulado de acordo com a renda do aluno.

Informações:

CEPE-USP: Departamento de Inscrições: 3091-3361/ 3091-3362

Por Susana Berbert

Tags: , , , ,

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.