A melhor dieta é estar em equilíbrio

Por

Para especialistas, o caminho para um corpo saudável é conciliar uma boa alimentação com exercícios

Devido aos padrões de beleza, muitas mulheres acabam mudando suas posturas em relação à aparência. Para atingirem o corpo desejado, às vezes acabam por recorrer às famosas dietas, como as da sopa, do carboidrato, da proteína.

Por focarem em somente um tipo de alimento, estas dietas podem ser muito perigosas. Quando há um desequilíbrio de nutrientes, o emagrecimento pode vir acompanhado de uma saúde deficiente. “O que realmente funciona é fazer uma alimentação equilibrada, ingerindo todos os tipos de alimentos (proteínas, frutas, verduras açúcares e amidos). O importante é não comer em excesso, pois nosso corpo precisa de todos esses alimentos”, diz a professora de Educação Física, Devanir Magni. Outro ponto é o efeito passageiro de uma dieta mal feita, criando-se o chamado “efeito sanfona”.

Ficar muito tempo sem comer também resulta em acúmulo de gordura. “É bom fazer de 5 a 6 refeições ao dia, retirar os excessos nas porções e alimentos ricos em gorduras, açúcar e sal. E todos devem evitar o sedentarismo, exercitando-se ao menos três vezes por semana”, recomenda a nutricionista Silvia Cunha. Mastigar muito bem os alimentos também é importante, pois ajuda na digestão e dá uma maior sensação de saciedade.

Se for detectado um quadro de obesidade, é necessário acompanhamento médico e nutricional, pois pode causar tanto problemas motores como enfermidades. “As articulações ficam sobrecarregadas, tais como joelhos, tornozelos, pés, resultando em artroses. Outro fator é o aparecimento de doenças tais como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares”, completa Devanir. Assim, não basta ficar em forma; é preciso estar atenta à saúde.

Seu corpo, sua alma

Independente se você é gordinha ou magrinha, ame-se! Não existe isso de “mulher perfeita”, Padrões de beleza são pura bobagem! Não temos que ser todas iguais. Você é linda do jeito que é e não deve prejudicar seu corpo para atingir esse ideal de físico. Devemos sim ter hábitos saudáveis, mas pra manter a saúde, que é o que importa.  Ame seu tipo de corpo: use roupas que combinem com ele, projete sua personalidade na sua aparência. Uma autoestima elevada é essencial para uma mulher confiante.

Por Sofia Calabria

Tags: , , ,

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.