Inezita Barroso terá especial na televisão

Por

Com o final de ano,  programa da TV Cultura “Viola, Minha Viola” exibirá edição natalina

Nos dias 23 e 30 de dezembro, serão exibidos pela TV Cultura os especiais de final de ano do programa “Viola, Minha Viola”, apresentado por Inezita Barroso. No dia 23, vai ao ar o especial de Natal e, no dia 30, o de ano novo, com reprise nos dias 29 de dezembro e 5 de janeiro.

Há 32 anos seguidos na TV, o “Viola, Minha Viola” é o mais antigo programa musical da televisão brasileira. Comandado pela cantora, atriz, instrumentista e professora de Folclore, Inezita Barroso, o programa é um espaço de reconhecimento e valorização da música caipira.

Inezita, nascida no bairro da Barra Funda, São Paulo, filha de uma família tradicional paulistana, tomou gosto pelo universo rural desde a infância, durante suas viagens para o interior. No início da década de 1950, começou sua carreira profissional. Hoje com 86 anos, Inezita é um dos maiores nomes da divulgação da música caipira e do folclore brasileiro.

Inezita conversou com o NJSR a respeito de seu programa e sobre os especiais de final de ano.

(Foto: CEDOC – TV Cultura)

O “Viola, Minha Viola” está no ar há 32 anos e é um enorme sucesso. A que a senhora atribui a longevidade do programa?

O programa começou com meus amigos Moraes Sarmento, que era um grande radialista aqui de São Paulo, e o Nonô Basílio, grande compositor e pesquisador da cultura caipira. Eu atribuo o sucesso do programa à simplicidade. O caipira gosta da música autêntica, genuína, simples. E essa poesia e essa alegria que o contagia. Em nossa plateia, há telespectadores que são assíduos há quase 30 anos, desde que o programa começou a ter auditório. Isso não é para qualquer programa. A fidelidade deles é emocionante.

O que os telespectadores podem esperar dos especiais do “Viola, Minha Viola” neste ano?

Teremos quatro especiais de final de ano. Um será uma reprise de peso de um programa que gravamos em agosto com a família do violeiro Almir Sater. Também teremos uma inédita roda de viola e cantoria com grandes representantes da música caipira: Léu, Juliana Andrade e Jucimara, Irmãs Barbosa, Roberto Correa, Badia Medeiros e Dudu da Viola. No começo de próximo ano, ainda faremos nosso tradicional programa de folia de reis, saudando uma das manifestações mais comuns de nosso período natalino. E ainda vamos ter um quarto especial surpresa para todos. Vai ser coisa fina!

Como os fãs podem fazer para assistir à gravação do programa?

A plateia do “Viola, Minha Viola” é feita por caravanas com cerca de 30 pessoas e inscrições individuais feitas por telefone. Os grupos já estão fechados até o final do ano e as inscrições por telefone são feitas somente às segundas a partir das 14h pelo telefone 2182-3462. As inscrições são gratuitas. A procura é muito grande, então só podemos inscrever por ordem de ligação.

O “Viola, Minha Viola” é apresentado, às 9h, com reprise aos sábados, às 20h.

Por Erica Lima

Tags: , , , , , , , ,