Religião em notas de Real

Por

São Remo discute a permanência da frase “Deus seja louvado”

Pode passar despercebido para muitas pessoas, mas nas notas de real está escrita a frase “Deus seja louvado”. Uma ação promovida pelo Ministério Público Federal quer retirar esta expressão das cédulas. A justificativa do Ministério é a de que o Brasil é um país laico – que não possui religião oficial – e por isso não deve privilegiar uma única crença.

A frase que é invisível

(Ilustração: Gabriela Fachin)

Muitos dos moradores da comunidade, quando questionados sobre esta possível mudança, se espantaram ao descobrir a existência da frase nas cédulas. Foi o caso de Antônio Jacinto, que após verificar em suas notas, disse que a frase não deveria ser mudada, já que não traria alterações relevantes.

Paulo Lima e Valter Ribeiro, ao serem abordados pela reportagem, também foram surpreendidos pela existência desta expressão. Eles concordaram que a alteração das notas de real não mudaria em nada na prática, mas mesmo assim se posicionaram contra a retirada da frase. “Deixa como está”, disse Paulo.

Entre aqueles que discordam da retirada da expressão das notas, também encontramos a senhora Joana Damaceno. Segundo ela, a frase presente nas cédulas do real seria uma forma de trazer Deus e o cristianismo para a vida das pessoas, “não tem porque excluir Deus”, afirma.

As opiniões se divergem

A grande maioria dos moradores se mostrou favorável à manutenção das notas da maneira em que elas se encontram desde sua criação. O uso da frase, além de já estar incorporada à tradição, é defendido por atrair junto a si uma instituição religiosa, mas essa não seria a forma de sobrepor uma religião às outras?

A vendedora Ingrid Cordeiro, que se declarou católica, discorda dos outros entrevistados e acredita que o correto seja a retirada da frase das notas. Seu argumento é que não se deve misturar religião e dinheiro. Ela também acredita que a presença da expressão nas cédulas de real não é correta pois há aqueles que não acreditam na existência de Deus, ou que compartilham de outras religiões, e isso não seria justo com essas pessoas.

Por quase não ser notada, os esforços do Ministério Público para realizar a retirada da frase das cédulas de real podem ser vistos como medidas desnecessárias. Entretanto, um país laico precisa garantir a convivência harmoniosa entre os diferentes credos e fornecer um tratamento igualitário para as diferentes religiões e crenças presentes no Brasil, seguindo o princípio da laicidade.

A Justiça Federal está analisando o pedido do Ministério Público. Se a medida for aprovada, as novas notas de real que forem impressas não mencionarão mais o nome de Deus.

Por Ana Luiza Tieghi e Fábio Manzano

Tags: , , , , , , , ,

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.