Saiba como planejar as suas despesas

Por

O desconhecimento das leis do trabalho faz com que muitos funcionários sejam prejudicados

O final do ano é uma época de muitas alegrias e festividades, mas pode criar muitos problemas sem um planejamento financeiro consciente. Os gastos acumulados de impostos, presentes, material escolar podem pegar de surpresa quem não se preparar adequadamente para essa época. Francisco Carlos Fernandes, sócio da empresa de contabilidade Ferata dá algumas dicas para começar um 2013 com pé direito.

Antecipe os gastos

Planejar o que será gasto no final do ano alguns meses antes evita o consumo excessivo. Alguns produtos encarecem na época do Natal e podem ser comprados anteriormente. Para aqueles que necessariamente precisam ser comprados perto do final do ano, vale prever no planejamento economizar dinheiro para que possam ser comprados à vista.

Não existe promoção milagrosa

É preciso tomar cuidado com as promoções de final de ano. Existem muitas promessas de pagamento e a compra só deve ser feita considerando o preço total a ser pago. A Black Friday, por exemplo, foi um dia promocional em que muitas lojas abaixaram os preços de seus produtos. No entanto, muitos dos descontos divulgados eram muito baixos ou enganosos.

Mantenha registro das contas

Uma boa maneira de não se surpreender com as contas no final do ano é olhar para o que foi gasto no ano anterior. Existem gastos previstos e não previstos. Imposto de Renda, IPTU, IPVA, material de escola, são gastos periódicos e que devem entrar no planejamento financeiro do final do ano. Gastos imprevistos, como acidentes, também devem ser considerados para o caso de uma emergência.

(Ilustração: Ricardo Kuraoka)

O décimo terceiro salário é o limite

Ter algum dinheiro a mais no final do ano pode dar a falsa impressão de que existe um poder muito maior de compra. O décimo terceiro, no entanto, deve ser considerado como o limite a não ser ultrapassado. É preciso lembrar que dele também é recolhido o INSS e que esse dinheiro pode ser o respiro do final do ano caso ocorra algum gasto imprevisto.

É preciso fazer concessões

Dificilmente no planejamento financeiro é possível ficar totalmente satisfeito com os resultados. Muitos sacrifícios precisam ser feitos para que não se perca o controle do dinheiro. Pode ser necessário gastar tempo com pesquisas e anotações, mas essas ações garantem que não se começa o ano totalmente insatisfeito.
Normalmente, quando o consumidor vai comprar uma mercadoria financiada, presta atenção somente ao valor da prestação. Tome cuidado! Às vezes, uma prestaçãoais baixa pode significar um juro mais alto.

Abaixo, o NJSR explica como calcular a taxa de juros embutida em um financiamento. É importante que o consumidor também compare estas taxas na hora de pesquisar preços caso opte em fazer compras financiadas.

Por Ricardo Kuraoka

Tags: , , , , , ,

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.