Ecopontos recebem pequenos entulhos

Por

Móveis velhos, podas de árvore e materiais recicláveis também podem ser entregues nesses espaços

Ecopontos são locais de entrega voluntária de resíduos de grande porte.  Criados pela prefeitura de São Paulo e disponíveis em todas as regiões da capital, eles recebem principalmente pequenos volumes de entulho (até 1 m³). Além de entulho, podem ser descartados também grandes objetos, como móveis e podas de árvore, além de material reciclável.

(Foto: Patrícia Figueiredo)

O lixo lá depositado é recolhido periodicamente pela prefeitura e destinado a um local apropriado a sua natureza. Esse tipo de material que os Ecopontos recebem não é retirado pelas empresas de coleta de lixo. Ele deve ser levado até o local pelo cidadão e então depositado em caçambas específicas para cada tipo de resíduo.Levando seu entulho até um Ecoponto você evita descarta-lo na rua, o que provocaria grandes problemas ambientais à comunidade. No ano passado, a quantidade total de resíduos recolhidos nos Ecopontos foi de 223.809,90 m³.

Todo esse resíduo poderia ter sido abandonado na rua, em terrenos baldios ou praças, provocando alagamentos, mau cheiro e atraindo animais e insetos. A Prefeitura de São Paulo planeja aumentar o número de unidades do serviço em breve. Atualmente, existem 57 Ecopontos na cidade, mas apenas quatro endereços na Zona Oeste. O mais próximo da São Remo é o Ecoponto Jardim Maria do Carmo, que fica na Rua Caminho de Engenho, 800 – Vila Sônia. Funciona de segunda à sábado das 6h às 22h e aos domingos e feriados das 6h às 18h.  Para mais informações, ligue 0800-777-7156.

 

 

 

 

(Gráfico: Gabriela Fachin)

Por Patrícia Figueiredo

Tags: , , , ,

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.