Grandes Jornais Defendem Ação Policial

Por

A ação do dia 31 de outubro na São Remo chamou a atenção de jornais e programas de TV de todo o país. Nas matérias da grande mídia, foi possível ver muitas explicações a respeito do motivo de a PM ter entrado no local. Também muitas linhas foram dedicadas ao que os militares declararam existir lá. Nos jornais que o Brasil inteiro vê, não apareceram declarações dos cidadãos da comunidade, que foram diretamente afetados pelo ocorrido.

Um morador que preferiu não ser identificado diz que o tipo de abordagem que foi dado ao caso da São Remo vem da necessidade da mídia de fabricar heróis. Para ele, “as grandes mídias omitem a realidade. Na corporação podem existir heróis, mas existe um grande número de pessoas mal intencionadas que vestem suas fardas e adentram nas comunidades barbarizando.”.

A população da São Remo tem diversos problemas que precisam da visibilidade da imprensa para serem resolvidos. O caso das contas de energia altas e os desabrigados do Riacho Doce são dois deles que nunca apareceram nas manchetes dos grandes jornais. Também acontecem na comunidade projetos culturais que necessitam de apoio, como o projeto Alavanca. O caso da ação policial, no entanto, foi altamente divulgado, sugerindo para o resto do Brasil que a periferia paulistana se resume a isso. O mesmo morador comenta que a São Remo “é um bairro comum e, assim como nas áreas nobres, tem pessoas boas e más. Drogas existem em todos os bairros”.

 

Por: Lara Freitas e Rúvila Magalhães

Tags: , ,

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.