Vagas de Fim de Ano

Por

Empregos temporários e suas especificações

Ilustração: Gabriela Malta

Nos meses de novembro e dezembro as vendas aumentam por conta das festas de fim de ano e, consequentemente, as ofertas para trabalhos temporários, tanto nas indústrias quanto no comércio, também crescem.

Os empregos temporários são uma forma de trabalho regulamentada pela lei e caracterizada pela sua pouca duração, que pode ser de até três meses. Eles têm a função de substituir ou complementar a mão-de-obra pessoal em épocas de maior demanda dos consumidores.

Muitos dos direitos do trabalhador temporário são iguais ao da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas): Ele deverá receber o mesmo salário dos demais empregados da empresa, ter jornada de trabalho de até oito horas, repouso semanal remunerado, férias proporcionais, adicional noturno (quando for o caso), seguro acidente de trabalho e proteção previdenciária. Trabalhando até o final do período estabelecido em seu contrato, o empregado temporário tem direito de retirar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Esse tipo de trabalho é uma ótima oportunidade para quem está desempregado. Em 2011, cerca de 15% dos trabalhadores, contratados apenas para um pequeno período, foram efetivados. Tal efetivação depende em grande parte do desempenho do profissional nesse período trabalhado.

Centro de Apoio ao Trabalho (CAT)

O CAT é um órgão da prefeitura que consiste em uma rede de postos de atendimento direcionados a trabalhadores que buscam entrar no mercado de trabalho. Ele oferece desde cursos para qualificação até mesmo  intermediação de mão de obra, encaminhando o trabalhador para uma vaga de trabalho.

Mais informações sobre trabalhos temporários:

Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário

Centro de Solidariedade ao Trabalhador

Ou pelo telefone CAT: (11) 3397-1507

 

Por: Fernanda Maranha

Tags: ,

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.