Dos Campos da São Remo para os Clubes do Brasil

Banner sobre o projeto

O Projeto HU São Reminho, conhecido na comunidade como Escolinha do Mariano, tem como objetivo “afastar as crianças das drogas e das ruas” diz José Mariano de Santana, que iniciou a escolinha em 2004. A prática do esporte, segundo o professor, visa alcançar esse objetivo e não fabricar craques. No entanto, a iniciativa já encaminhou garotos para categorias de base de times como o São Paulo F.C. e o Audax (Pão de Açúcar Esporte Clube).

Entre os meninos que participam das aulas de futebol no campo da São Remo estão alguns que se destacam dos demais. Essa observação levou Mariano a buscar um futuro no esporte para esses garotos. Quando percebeu que Lucas, 12 anos, apresentava grande habilidade com a bola, Mariano decidiu levá-lo para passar por uma peneira do São Paulo F.C. Hoje em dia Lucas é o camisa 10 e capitão de seu time, treina 3 vezes por semana a 30 km da capital paulista no bairro Vila Montserrat em Cotia ( no centro de formação de atletas do SPFC) e já recebe uma ajuda de custo.

Matheus Meira treina pelo AUDAX

Há dois anos Mariano organizou uma peneira com os alunos da escolinha. Foram chamados 11 alunos para formar um time que foi observado por “olheiros”. Dos 11 garotos, cinco foram selecionados para começar a treinar pelo Audax. Desses cinco selecionados três já foram dispensados por falta de disciplina, motivação ou até mesmo resultado. Os outros dois, Matheus da Cunha Meira (10) e Taylor (11), continuam no Audax e dizem gostar de treinar pelo time mesmo não recebendo nada além do treinamento e almoço gratuito.

Por: Thiago Salles

Tags: , , , ,

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.