Ofício em vez de infância

Impasses do trabalho infantil são discutidos na São Remo

De acordo com uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) dos 86,4 milhões de trabalhadores em 2010 com mais de 10 anos, 3,4 milhões eram jovens com idade entre 10 e 17. Houve uma redução de 13,44% no trabalho infantil nessa faixa etária no Brasil entre 2000 e 2010. Porém, a situação ainda está longe do ideal.
Trabalhar é proibido para menores de 14 anos. Dos 14 aos 15, é permitido na condição de aprendiz. Apenas a partir dos 16 passa a ser liberado, desde que não comprometa o desempenho escolar, não ocorra em condições insalubres ou haja jornada noturna.

Eles começaram cedo
Muitos moradores da comunidade entraram no mercado cedo para elevar a renda familiar. Porém há um consenso de que isso afetou os estudos. Vandete da Silva, 54 anos, conta: “Eu tinha 10 anos quando comecei a trabalhar e parei de estudar. Eu sinto falta do estudo, mas não vejo mais sentido na minha idade”.

É possível conciliar profissão e estudos?
Para Felipe dos Santos, 18 anos, o trabalho ensina responsabilidade e compromisso. Porém, ao começar muito jovem, perde-se uma fase da vida, segundo Andressa Cosmos, que tem 19 anos e saiu da escola aos 15. Hellen da Silva, 17 anos, trabalha durante a tarde e estuda de manhã, mas assume que é bem cansativo: “após o término dos estudos, vou me dedicar a trabalhar”.
Apesar do grande número de são remanos que começaram a trabalhar cedo, as mães estão de acordo: elas gostariam que seus filhos terminassem os estudos antes de entrar no mercado.

Uma solução possível
O trabalho infantil prejudica o desenvolvimento e pode levar à evasão. Portanto, é uma solução temporária e provavelmente não irá trazer ganhos futuros. Para elevar a renda familiar vale optar por cursos técnicos oferecidos pela prefeitura e pelo Senai, Sesi ou Senac. Eles permitem que o jovem siga o curso regular escolar e aprenda uma profissão.

Saiba mais sobre os cursos: http://www.sp.senai.br/senaisp/ ou http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/programacao_cultural/index.php?p=4575

Por Ana Beatriz Brighenti e Bruna de Alencar

Tags: , , ,

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.