Sarau da Remo: reflexo do poder da palavra

Por

Evento comemora um ano em outubro, mostrando que é possível haver mudança com expressão artística.

Black Nandão acredita que sarau e música são formas de expressão (Divulgação)

Criado em 2011, o Sarau da Remo “Na voz A Vez” comemora um ano neste mês. Idealizado pelas irmãs Janete e Janeide Sousa da Silva, o sarau surgiu da vontade de criar um evento próprio da comunidade que possibilitasse a manifestação cultural dos moradores e afirmasse sua identidade. “Sabemos que existem outros saraus em outras comunidades e isso é legal, então pensamos – vamos fazer um aqui” diz Janete.�
O sarau acontece em um sistema de colaboração e agrega vários organizadores como Andreia Robrigues, Jônatas Sousa, Aquiles Domingues, além de muitos outros que fazem com que o ele continue a crescer, como os Bares da Anita, da Eva, da Deta e também a Associação dos Moradores.

Pessoas de todas as idades participam e além da leitura outras artes estão presentes como música, dança e teatro. Há grande aderência por parte das crianças, que por meio do sarau entram em contato com novos repertórios, como músicas infantis. Fernando, mais conhecido como Black Nandão, cantor do grupo de rap Ideologia Fatal, afirmou: “É importante para a comunidade ter cultura, literatura, educação. É um meio de informar a criançada, incentivar a ler, um meio de ficar mais instruído para a sociedade, ter mais educação com as pessoas e o rap e o sarau são uma forma de mostrar isso para a molecada. Já que não acontece nas escolas, muita gente vem mostrando tudo isso para incentivar as crianças, que são o futuro do nosso país e se espelham na gente. Então temos que passar isso para eles crescerem como um cidadão de bem. É como nós dizemos no rap: respeito é necessário”.

O evento tem evoluído rapidamente durante esse um ano de realização. Uma das conquistas veio com a parceria com a comunidade Viela da Paz, que resultou na vinda de membros da associação de moradores de lá para a São Remo, para ajudarem no diálogo sobre o processo de reurbanização de favelas. “Eles [a comunidade] estavam fazendo 15 anos e nós musicalizamos o sarau deles. Assim nós conhecemos os gestores da associação de moradores de lá. Eles também estão passando por um processo de reestruturação do bairro e conseguiram um canal de comunicação com o poder gestor, com a prefeitura, então muitas das coisas que estão acontecendo referente a isso estão sendo dialogadas nessa comunidade. A gente conseguiu trazer esses representantes da comunidade para a São Remo para conversar com a associação de moradores daqui e trocar figurinhas pra pensarmos em estratégias de como estabelecer um diálogo com a USP dentro do nosso processo”, diz Janeide.

Além dessa parceria, há outras como as firmadas com o Circo Escola e o Céu Uirapuru. Dessa maneira, possibilita-se uma maior troca entre esses lugares e entre as pessoas que participam, trazendo resultados concretos.

Criou-se assim um canal de comunicação dentro da comunidade e fora dela, com harmonia e amizade. “A idéia é sentar todo mundo junto e ouvir o que o outro tem pra contar. Conhecemos o mundo a partir de viés do outro”, diz Janeide.

Uma das intenções do sarau é ajudar a formar cidadãos a partir do diálogo, respeito ao próximo, educação, cultura e união para que isso seja levado além da comunidade e faça parte da vida dos moradores.

Venha comemorar com o Sarau!

• No dia 27 de outubro, das 19h às 21h30 o Sarau entra em clima de criança, com bolo e doces para comemorar o seu aniversário. O evento acontecerá no Bar da Eva. Participe e se expresse!
  • No dia 26, no Centro Acadêmico Paulo Freire da Faculdade de Educação da USP (FEU-USP) acontece o Sarau da Remo Na Voz a Vez + Sarau da Cesta. Participe também!

Tags: , , ,

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.