Escolinha ensina esporte e cidadania

Por

A expressão “Do terrão do Corinthians”, muito comum para se referir aos jogadores formados na base do alvinegro paulistano, pode ser usada para alguns garotos da São Remo. Todas as quintas, sextas e sábados, acontecem no campo da comunidade os treinos da “Escolinha São Reminho”, um grupo formado por 80 meninos comandados pelo técnico José Mariano de Santana. Auxiliar de manutenção no Hospital Universitário, Mariano é liberado do serviço para realizar o trabalho que começou na São Remo há 8 anos. O HU também ajuda as crianças oferecendo lanches nos dias de treino.

Encarar a prática da garotada como uma “categoria de base” para os times da comunidade pode soar como uma brincadeira, mas é exatamente isso o que acontece: “Com certeza, podemos dizer que isso é uma função da escolinha. Os meninos crescem e vão jogar nos times dos adultos”, acrescenta Mariano.

Alguns jogadores conseguem seguir carreira no futebol, atuando em clubes profissionais. Três garotos conquistaram uma vaga na base do Pão de Açúcar, clube bancado por empresários  focado em revelar talentos, e um deles já esta atuando no profissional. Outro que se destacou no terrão da São Remo foi Lucas, garoto de 11 anos que joga atualmente na base do São Paulo Futebol Clube.

Apesar destes exemplos, Mariano se preocupa em mostrar para os alunos que esses casos são exceções, “Quase todos sonham em serem jogadores profissionais, mas eu falo muito pra eles não se iludirem com o futebol” e para isso a educação é levada muito a sério. Os meninos também devem seu rendimento na escola ao técnico, que cobra um bom desempenho deles: aquele que estiver indo mal fica sem futebol até recuperar as notas. Mariano também é rígido contra as faltas: é proibido cabular as aulas se quiser participar do treino.“Eu converso com eles sobre a importância da escola, de eles se educarem, se tornarem homens sérios e pais de família”, diz.

A formação, que vai além da de jogador, é muito importante para abrir novas oportunidades e perspectivas na vida dos garotos. O objetivo do treino é, além da educação esportiva, a educação do indivíduo. Impedir que os meninos sigam o caminho das drogas ou do crime é a grande preocupação de Mariano: “Sempre falo para eles serem honestos e passo conselhos. Eu sou evangélico, então eu falo de Jesus e oro com eles”.

O “terrão” da São Remo representa muito mais que o simples campo de futebol para os meninos da comunidade, ele representa um novo horizonte. É claro que também alimenta os times da São Remo, que disputam grandes campeonatos de várzea, como a famosa Copa Kaiser, fornecendo novos jogadores todo ano.

O grupo de Mariano é grande e aumenta conforme o tempo passa, revelando, além do sucesso da iniciativa, o reconhecimento dos meninos e da comunidade sobre a importância do trabalho realizado.

Por Lucas Coelho

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.