Paraolimpíada: o esporte e a acessibilidade em foco

Por

As Paraolimpíadas, evento esportivo mundial em que participam pessoas com alguma deficiência, acontecem logo após as Olimpíadas, no mesmo local. Este ano, as competições ocorreram em Londres e terminaram em 08/09. O Brasil teve a melhor colocação de sua história paraolímpica: sétimo lugar, com 21 medalhas de ouro.

O Brasil possui o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), em que participam esportistas cegos, atletas cadeirantes, jogadores com deficiências mentais e desportistas que têm algum tipo de amputação. O evento atenta para a importância do esporte e para o que precisa melhorar na acessibilidade do espaço público, tendo em vista as dificuldades que pessoas com deficiência enfrentam diariamente.

Pessoas com deficiências na SR

José Miguel teve as pernas amputadas há três anos e, desde então, faz fisioterapia três vezes por semana. No hospital, ele pratica exercícios físicos mais elaborados para aprender a usar as pernas mecânicas que encomendou. Em casa, Zé faz exercícios mais simples. “Eu preciso ficar com as coxas fortes para aguentar andar com as novas pernas”, conta ele.

Já Vicente Romano perdeu as pernas há dez anos. Ele diz que tem dificuldades em se locomover pelas ladeiras da comunidade. “Eu tenho uma cadeira normal e uma a bateria, mas mesmo assim forço muito [para andar por aqui]”, diz ele. Mesmo com essas dificuldades, Vicente construiu sozinho uma rampa para facilitar o seu acesso ao chegar em casa. “A pessoa é deficiente, mas tem vontade de viver e pode fazer as coisas sozinha”, comenta.

O educador David Alvarenga, do Circo Escola São Remo, diz que a instituição atende nove deficientes. “As atividades são realizadas em conjunto”. Apesar de ter mais atividades para jovens, casos de pessoas com deficiência são avaliados independentemente da idade. David comenta que normalmente a família limita a vinda de adultos ao Circo, mas ressalta que a instituição está aberta para eles.

Por Luiza Maranhão

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.