A prevenção ainda é o melhor remédio

Por

A equipe da seção Mulheres conversou com moradoras da comunidade para descobrir quais as dúvidas em relação ao câncer de mama.  A doença ocupa o segundo lugar na lista dos tipos de câncer mais diagnosticados no mundo.

As perguntas foram respondidas pela Sandra Guimarães, médica do Instituto Avanços em Medicina, de São Paulo.

A partir de que idade deve-se começar a fazer a mamografia e o auto-exame?

“Aconselha-se que a mamografia seja a partir dos 35 anos. Deve ser feito anualmente, até o fim da vida. Quanto ao auto-exame, pode ser feito a partir do momento em que há o desenvolvimento das mamas. Os rapazes também devem fazer o auto-exame, pois há casos de câncer de mama entre eles. É mais raro entre os homens, mas pode acontecer”.

Quais são os sintomas da doença?

“Nas mamas, pode haver nódulos (caroços), inchaço, dores, coloração diferente e secreções. Nas axilas, nódulos também podem aparecer”.

É possível descobrir o câncer de mama sem o auto-exame?

“Sim. Há casos em que o câncer se manifesta de uma maneira diferente. Há pacientes que foram investigar nódulos na região do pescoço e descobriram que esses nódulos estavam relacionados ao câncer de mama. O mesmo ocorreu com pacientes que foram investigar nódulos nos pulmões e em outras regiões do tórax”.

Todo nódulo na mama é câncer?

“Não. A maior parte dos nódulos encontrados no auto-exame são benignos, formados pelo tecido que constitui a glândula mamária. São nódulos flexíveis e acabam por desaparecer por si mesmos. Já os nódulos malignos são formados por um outro material, e não são flexíveis como os benignos”.

Por Ana Paula Souza

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.