Projeto leva lições de biologia à São Remo

Por

No último sábado, dia 15, o Circo-Escola São Remo foi palco do projeto Bio na Rua. Organizado por alunos do Centro Acadêmico (C.A.) de Biologia da USP, esse projeto chegou a sua quarta edição em São Paulo com o objetivo de levar a Biologia da universidade ao público que não tem acesso a ela.

Várias crianças, jovens e adultos acompanharam atividades como exposição de materiais dos museus da USP, oficina de “hortas verticais” e brincadeiras, como a “limpeza do Riacho Doce”: uma pescaria de pedaços de lixo sobre um pano azul que representava o Riacho.

Para Thais Ramos, mãe de crianças que compareceram ao evento, essa ação foi muito boa para o aprendizado. “As crianças hoje estão muito mais curiosas, sabem muito mais”, diz ela. Já Vanessa e Jefferson, alunos de Biologia, destacaram o interesse e a participação das crianças da comunidade. O Bio na Rua é um evento anual que ocorre no Brasil inteiro, há 11 anos. Em São Paulo, ele acontece desde 2009, sempre preparado pelos alunos da USP. Mas, este ano, o projeto, que era feito em parques da cidade, foi organizado em uma comunidade pela primeira vez.

Camila Souza Beraldo, membro do C.A. de Biologia da USP, explica essa mudança: “Ano passado, estava tendo mobilização na USP por conta da PM e teve a pintura nos muros da São Remo. A gente pensou que seria uma boa fazer o Bio na Rua lá porque estaria bem ligado ao contexto que a gente estava vivendo. E muita gente daqui nunca pisou lá.” O Bio na Rua comemora o Dia do Biólogo, 3 de setembro.

Por Daniel Morbi

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.