HU não é o único serviço que a USP oferece

Além do hospital, moradores da SR podem desfrutar de várias alternativas de lazer e cultura

A Cidade Universitária, em toda a sua extensão, oferece diversos tipos de serviços à sociedade, como um retorno devido ao fato de a Universidade ser inteiramente sustentada através de impostos pagos pelos contribuintes. Dispondo de serviços como hospitais e museus, a Cidade Universitária é quase uma cidade real, com um extenso público que vai além de seus cerca de 80 mil estudantes.

Os moradores da comunidade São Remo podem ou não estar contemplados entre aqueles com livre acesso às diversas oportunidades que a USP oferece. Como exemplo: os museus e o Hospital Universitário são gratuitos e públicos, porém o Centro de Práticas Esportivas (CEPEUSP) não é aberto à população em geral. Seus benefícios se estendem apenas a alunos, professores e funcionários, abrangendo também possíveis dependentes.

Entre as crianças que são filhas de funcionários da comunidade, o CEPEUSP é uma grande fonte de diversão. Os são reminhos Vitor, Gabriel e Camilly declaram ser frequente o uso do CEPE como espaço para brincadeiras, além dos diversos esportes voltados para o público infantil, como boxe educativo, capoeira, ginástica olímpica e karatê. Já para todas as crianças, há também o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), usado no programa de oficina infantil promovido pela dona Eva.

Apesar de ser usado frequentemente pelas crianças, os adultos também declaram aproveitar os museus. Os são remanos Clemente Aureliano, Maria do Carmo e Maria Madalena contam sua preferência pelo Museu de Arte Contemporânea (MAC).  Os moradores ainda contam sobre o circular gratuito que é um dos serviços mais usados dentro da USP, além das agências bancárias.

O atendimento do Hospital Universitário foi bastante criticado pelos funcionários. Apesar de ser um dos serviços mais básicos, as condições precárias do HU impossibilitam um uso amplo pelos moradores, ao invés disso eles preferem utilizar outras unidades de saúde.

Por: Ana Paula Lourenço

Tags: , ,

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.