Alta nos aluguéis afeta são remanos

O preço da moradia, que aumenta desde o ano passado, deixa o orçamento apertado

Em toda a cidade de São Paulo ocorreu um aumento nos aluguéis durante o último ano. Porém, nas comunidades essa alta é ainda maior, afetando de maneira mais intensa as pessoas de baixa renda.

Na São Remo essa realidade não é diferente. Os moradores sofrem com os preços que sobem cada vez mais e ocupam uma  parcela muito grande do orçamento familiar. Este é o caso de Ludja, que veio com os pais para a São Remo. Desde essa época, mora de aluguel e não mudou esse quadro após seu casamento. Segundo essa moradora, o preço dos aluguéis aumentou muito, e hoje chega a ocupar cerca de 50% do total da renda de seu domicílo, assemelhando-se a preços de bairros residenciais, ”se eu procurar lá fora (da comunidade) encontro no mesmo preço”, assegura a são remana.

Tal semelhança é confirmada por um proprietário de estabelecimento comercial que não quis se identificar. Ele ainda afirmou que quando chegou para montar sua propriedade comercial o preço ainda era baixo. No entanto, de uns dois anos para cá, começou a aumentar. Algumas vezes, chega a acontecer de maneira semestral.

Essa alta no valor dos aluguéis se deve a fatores como proximidade a postos de saúde (ou presença deles na comunidade) e, até mesmo, uma possível reurbanização.

A falta de informação é grande entre os são remanos, porque, muitas vezes, como não se tem uma base para comparação, a pessoa paga o valor estipulado e não percebe que este está muito acima do que já foi e também do que deveria ser. Este é o caso de Iracema Pereira, que chegou há dois meses da Bahia e não sabe se o aluguel que paga é abusivo.

Por: Victoria Amorim

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.