Usar drogas sem punição

A recente aprovação de uma proposta que descriminaliza o uso de drogas vem gerando debates por toda a sociedade.

O texto foi redigido por uma comissão de juristas do Senado que estão preparando um projeto de alteração do Código Penal.

Segundo ele, não há crime quando alguém “adquire, guarda, tem depósito, transporta ou traz consigo drogas para consumo pessoal”. O cultivo de maconha para consumo próprio também não é mais crime.

Ilustração: Mariane Roccelo

Drogas em debate

Muitos moradores afirmaram ser contrários a essa proposta. Eles temem que a descriminalização faça com que o consumo de drogas cresça de forma descontrolada, e consideram que isso seria muito perigoso. “Tem gente que sabe usar, mas tem gente que tem a vida arruinada pelas drogas”, Afirma a moradora L.M.

Por outro lado, um morador que não quis se identificar se mostrou completamente favorável. Usuário de maconha, ele acredita que “o Estado não tem direito de se meter na vida das pessoas”, e que, por isso, cada um deve ter o direito de escolher se quer usar drogas ou não.

Ele acredita também que a descriminalização das drogas ajudaria a reduzir a violência dos policiais, que muitas vezes abordam usuários de forma excessivamente agressiva e brutal.

Preocupação com os mais novos

A segurança das crianças é uma das maiores preocupações apontada pelos são remanos. Segundo A.R.S., a descriminalização influenciaria as crianças a usar drogas com mais frequência.

Outra questão apontada é o fato de que drogas como a maconha muitas vezes abrem as portas para o uso de drogas mais pesadas, e esse uso descontrolado atingiria mais as crianças, que não tem um senso de julgamento tão apurado quanto o dos adultos.

Para C., todos tem o direito de usar drogas, contanto que saibam fazê-lo em locais, situações e quantidades adequadas. “Tem que respeitar o ambiente”, diz ele.

Discussão positiva

A proposta de descriminalização reflete um comportamento presente na sociedade: mesmo antes da descriminalização, já era bastante comum ver pessoas consumindo entorpecentes. Além disso, coloca-se a idéia de que outras drogas igualmente perigosas, como o álcool e o cigarro, não são criminalizados. Nesse sentido, essa proposta joga nova luz a um debate muito importante.

 

Por: Mariane Roccelo e Gustavo Sumares

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.