Ginástica rítmica promete surpreender o brasileiro

Esporte de surgimento recente no Brasil, a Ginástica Rítmica vem ganhando seu espaço no panorama esportivo do país, se tornando uma grande promessa para o ano de 2012. Apesar do fracasso da última Olimpíada, em que o desempenho do Brasil resultou na última colocação entre as doze confederações participantes, a equipe brasileira levou a medalha de ouro nos últimos quatro jogos panamericanos, além de também se destacar nas disputas individuais.

Ilustração: Mariane Roccelo

Praticada em nível competitivo exclusivamente por mulheres, o esporte exige força, precisão, agilidade e, principalmente, flexibilidade, sendo executado sempre com instrumentos. As performances são realizadas individualmente ou em grupos de cinco atletas, utilizando-se de um ou dois dos aparelhos: corda, arco, bola, maças e fita. Todos envolvem alto nível de coordenação e precisão, julgando-se também a estética e o artístico da apresentação.

Ginástica Rítmica x Ginástica Artística

No Brasil porém, temos uma ginástica rítmica ofuscada pelo brilho da ginástica artística, conhecida também como ginástica olímpica, com grandes nomes como Daiane dos Santos e Daniele Hypolito. “Por ter chegado primeiro ao Brasil e sido incorporada antes aos jogos olímpicos, a visibilidade da ginástica artística é bem maior no país, além da maior divulgação de suas competições e premiações”, explica Ayesha Zangaro, ex-praticante e professora de ginástica rítmica.

Os desempenhos mais recentes da equipe feminina de ginástica olímpica, porém, não tem sido favoráveis. A começar pelo Pan de Guadalajara, em 2011, em que a equipe ficou fora do pódio pela primeira vez desde o Pan de 1995, enquanto a equipe de ginástica rítmica levou o ouro para casa. “A ginástica rítmica está ganhando espaço e trazendo atletas bem treinadas e de qualidade para as provas competitivas, enquanto a equipe de ginástica artística está em uma fase de transição, com atletas experientes deixando as competições e atletas novos com pouca vivência no esporte”, conta Ayesha. Tudo indica que a ginástica rítmica é uma das modalidades a ser observada em 2012.

Por: Marina Davis

Tags: ,

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.