Importância da escolha de quem cuida da criança

1) Qual é o principal motivo pelo qual as pessoas preferem deixar os filhos em uma creche/escolinha?

YD: Pai e mãe trabalhando período integral que não possuam parentes dispostos a ficar com as crianças ou que não queiram deixar com uma babá.

2) Quais são as vantagens de se deixar os filhos em uma escolinha em comparação com deixar na aula de algum conhecido?

YD: A estrutura de uma creche/escola de educação infantil proporciona mais segurança aos pais nos seguintes aspectos: profissionais qualificados, supervisão constante, grupo de trabalho multidisciplinar, convivência social e atividades variadas visando estímulo intelectual. Nem sempre o conhecido tem formação adequada para ficar com a criança e atuam somente como cuidadores (cuidados físicos – troca, alimentação, higiene).

3) Qual é o principal problema de se deixar a criança em alguma casa?

YD: Como as crianças são pequenas e muitas ainda não falam, deixar com uma pessoa sem supervisão gera uma insegurança nos pais. Como é uma relação de confiança, é difícil saber rea lmente como essa criança está sendo cuidada, alimentada e que tipo de atenção está recebendo. Além disso, normalmente os chamados cuidadores (um amigo, uma babá ou um parente) tem seu foco no cuidado físico dessa criança, deixando muitas vezes a estimulação intelectual, visual, auditiva, tátil, da linguagem e o contato social em segundo plano, se o fazem. Esses estímulos são essenciais para o desenvolvimento da criança, fazendo toda a diferença no momento da alfabetização.

4) O que é necessário para garantir que a pessoa que está cuidando do seus filhos ter capacidade para fazê-lo, tanto do ponto de vista pessoal quanto de infraestrutura?

YD: Depende do que os pais procuram. Se a preocupação é somente o cuidado, a pessoa precisa ser organizada, gostar de crianças, ter paciência, ter noções de higiene, ser atenta e dedicada nas atividades que envolvem a criança. Não há nenhuma garantia inquestionável de que terá capacidade de fazê-lo. Vale observar a criança todos os dias, suas reações, sua integridade física e, caso a criança já saiba se comunicar, conversar com ela, perguntar como foi o dia, o que fez, o que comeu.

Se os pais se preocuparem com o desenvolvimento intelectual também, contato social com crianças da mesma idade e realização de atividades diversificadas, é recomendável a escola de educação infantil. Muitas escolas possuem inclusive transmissão on line. A equipe da escola também precisa ser cuidadora, mas deve também ter formação pedagógica. Nesse caso, também vale observar e/ou conversar com a criança todos os dias. Na escola, outros profissionais costumam participar do desenvolvimento da criança e dão aos pais apoio durante todo o processo. Além da professora e da pedagoga, temos a psicopedagoga, a nutricionista, os dentistas na prevenção odontológica, psicólogo, fonoaudiólogo, pediatra e/ou auxiliar de enfermagem.

Quanto à infraestrutura, se a criança for ficar em casa, é necessário que os móveis com ponta sejam protegidos, tomadas cobertas, objetos pequenos e remédios longe do alcance, portas com travas, escadas com grades, portão, rede nas janelas, piscinas cercadas, enfim todos os cuidados necessários para se evitar os acidentes domésticos. O ideal é que seja um ambiente arejado, com piso apropriado onde a criança possa brincar com segurança. E que exista local para banho e higiene da criança, além do berço ou cama onde ela possa descansar. No caso da escola de educação infantil ou da creche, o ambiente precisa ser seguro, com locais apropriados para o desenvolvimento da criança: tanque de areia, salas ambiente para música, pintura, histórias, dança, atividades diversificadas (sala de multi meios) com mobiliário adequado. Áreas externas, parque ao ar livre, áreas verdes para contato com a natureza e áreas cobertas para desenvolvimento motor também são altamente recomendáveis. A escola também precisa proporcionar todos os ambientes para higiene e descanso, ser um local limpo e bem cuidado.

No final das contas, a criança precisa estar feliz para crescer de maneira adequada, utilizando todo seu potencial, formando sua personalidade e com todos os recursos necessários para o desenvolvimento da sua inteligência.

Yolanda Davis é psicopedagoga, professora de matemática e analista de sistemas. Teve, por 13 anos, uma EEI onde dava aulas de informática e inglês para crianças de 3 a 6 anos. É adepta do Método Natural, desenvolvido pela pedagoga Gilda Rizzo, nas atividades e na alfabetização dos alunos. “Era um trabalho estimulante, gratificante e muito divertido. Criança é espontânea, sincera, criativa, curiosa, despachada, inocente e perspicaz”, diz ela.

Por Lorena Villaça

Tags:

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.