Cultura no Butantã

Casa é opção de lazer e de aprendizado

A Casa de Cultura do Butantã é uma das diversas casas de cultura da cidade de São Paulo. Com 18 anos de existência, promove atividades de caráter recreativo e educativo, gratuitas, para o público adulto e infantil.
Existem projetos realizados periodicamente no local que são organizados pela Secretaria de Cultura de São Paulo. No entanto, a grande maioria é feita por uma parceria entre a organização da própria Casa de Cultura e os ‘oficineiros’ (pessoas que se dispõem a ministrar cursos), que trabalham como voluntários.Há um limite de vagas que se baseia na necessidade de se ter turmas pequenas para o melhor aproveitamento das aulas. “Não adianta o aluno vir e sair pensando que a aula não foi boa porque o professor não consegue dar atenção a todos” diz Margô Salorno, responsável pela Casa. Ela diz que o modo com que as aulas são dadas agrada as pessoas que as frequentam “Existe muita procura e os alunos costumam continuar nos cursos por anos”.Dentre os cursos disponíveis estão: violão, flauta, yoga, origami, sapateado, teatro, dança, circo e canto. A maioria é voltada para o público adulto, mas as crianças podem aproveitar aulas de capoeira e teatro, que acontecem aos sábados. Além disso, crianças a partir de 10 anos podem participar dos workshops de orquestra.

Na parte de infra-estrutura, a Casa conta com um teatro para aulas e apresentações, espaços para exposições, sala de TVe até um ponto de leitura, que possui livros didáticos e de entretenimento. Para usufruir do espaço, só é necessário fazer um rápido registro no próprio local.

“Queremos aumentar o número de cursos para dar mais oportunidades para as pessoas”, diz Margô, argumentando que há sim espaço para mais cursos, mas que a impossibilidade de oficineiros remunerados, por falta de verbas, faz com que nem sempre os objetivos sejam atingidos. Ela pretende implantar workshops sobre reciclagem de materiais por meio de atividades artesanais.

Além de workshops, a Casa de Cultura promove também eventos como exposições e o sarau, que acontece tradicionalmente todos os meses. Ele visa a integração dos frequentadores do local e cria uma oportunidade para que todos possam demonstrar suas habilidades.

Por Lorena Vilaça

Tags: , , , , ,

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.