Um assunto delicado

Os anos passam, as formas de pensar mudam, mas certos assuntos permanecem tabu em diversos lares: o sexo é um deles.

 O tema hoje é bastante abordado na televisão, em filmes e músicas, o que faz com que a sexualidade dos jovens desperte cada vez mais cedo. Porém, as famílias não comentam sobre isso pois temem que comentar esse assunto pareça um incentivo ao início da vida sexual.

A temática do sexo é proibida nas famílias que possuem uma filha mulher. Os pais acham que, se não falarem sobre isso, suas menininhas serão sempre puras. Já com os meninos, os pais procuram falar sobre o assunto desde cedo, apesar de que muitas vezes isso não ocorra de forma inadequada.

Mas, tanto o silêncio que circunda as garotas quanto a falta de eficiência do diálogo com os meninos, acabam tendo más consequências nas vidas desses adolescentes. No primeiro caso, a desinformação faz com que as filhas, por vergonha, não esclareçam suas dúvidas e pratiquem sexo de maneira desprotegida. Já no segundo, quando os pais não falam sobre o uso de preservativos, os filhos não entendem que isso é algo essencial para sua saúde.

Assim, o número de jovens que se tornam pais e mães precocemente, além dos casos de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) nessa faixa etária, não para de crescer. Com isso, eles comprometem sua adolescência, pois terão uma grande preocupação em suas vidas.

Portanto, é importante que eles possuam a devida educação sexual, que deve começar em casa, desde cedo.

Por Victoria Amorim 

 

 

Tags:

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.