Comunidades recebem eletrodomésticos

Programa de distribuição de geladeiras, lâmpadas e chuveiros terminará no final do mês

O programa de doação de geladeiras, chuveiros e lâmpadas promovido pela Eletropaulo terminará no final de abril. Sua continuidade se dará a partir de 2013.Nos últimos meses, famílias de comunidades carentes de São Paulo, incluindo o Jardim São Remo, foram beneficiadas pelo projeto da empresa Eletropaulo que visa promover maior economia no consumo de energia elétrica. Atualmente são beneficiadas as famílias que tiveram ligações clandestinas regularizadas a partir de 2004.

Porém há um novo critério em fase de implantação que selecionará as próximas famílias beneficiadas. Segundo Lidiane Batista, assistente administrativa e diretora comercial da Eletropaulo, serão candidatas ao programa, as famílias cadastradas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) e que recebem a Tarifa Social de Energia Elétrica. Estas famílias serão informadas a partir do final do ano sobre como proceder para receber os benefícios do programa de eficiência energética. Entre os dias 9 e 15 de abril haverá uma unidade móvel da Eletropaulo em frente ao Circo Escola.

Sobre o Programa

A geladeira é um dos eletrodomésticos que mais influenciam no aumento do consumo de energia. O projeto visa a substituição de 14.187 geladeiras em comunidades carentes da cidade de São Paulo, para menor gasto de energia elétrica, enfocando também o desenvolvimento socioambiental.

As geladeiras velhas são recicladas, enquanto as novas são fabricadas com materiais que não agridem o ambiente. Após a regularização, Lidiane afirma que “o segundo passo é educar a comunidade para uso adequado e seguro de energia elétrica e, isso acontece por meio de palestras, visitas de porta em porta e distribuição de materiais informativos”.

Por Mariane Roccelo

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.