Moradores criticam qualidade do Hospital

Atendimento insuficiente e possível privatização de parte dos serviços preocupam são remanos

Há rumores na comunidade quanto a uma possível implantação no Hospital Universitário da USP do sistema de atendimento conhecido como “porta dupla”. O hospital, além de atender os pacientes pelo SUS (Sistema Único de Saúde), atenderia também a planos de saúde privados, o que poderia levar a uma posterior privatização do HU.
Segundo Gustavo Albuquerque, assistente da Superintendência do Hospital Universitário, “não há planejamento, negociação ou qualquer contrato vigente com operadoras de saúde.” O médico afirmou ainda que o atendimento do HU é feito exclusivamente pelo SUS, mas que esse fato não impede que beneficiários de planos privados pelo Hospital sejam atendidos também por esse sistema, pois a saúde é “direito de todos e dever do Estado”.
O que haverá, de fato, de acordo com informações da Superintendência de Saúde da USP, será o Convênio USP, que garantirá assistência hospitalar gratuita aos funcionários da Universidade de São Paulo na própria instituição.

Qualidade do atendimento
Várias queixas foram feitas por moradores de São Remo contra o atendimento recebido pelos pacientes no HU. Fátima Santos, proprietária de um salão de beleza na SR afirmou que um exame, que fez no Hospital, fora trocado.

Ao invés de ser medicada adequadamente para sua infecção nos rins, recebeu aplicação de insulina, hormônio utilizado em pacientes portadores de diabetes. Ela contou ainda que ao reivindicar que o hospital reparasse o erro, não obteve resposta. Apesar disso, ponderou que, às vezes, há bons médicos no Hospital Universitário.
Assim como esta, houve muitas outras reclamações, por exemplo, de Wilson Filho, que trabalha na Associação de Moradores de São Remo. Ele se queixou da superficialidade com a qual é feito um exame nos pacientes, visto que há apenas há a medição da pressão para determinar se devem permanecer no HU.
Gustavo Albuquerque afirmou que há um número insuficiente de leitos nos hospitais da região do Butantã. Desta maneira, ocorre um aumento na demanda de pacientes no Hospital Universitário, que promove uma “hipertrofia” no pronto-socorro, atingindo, de forma direta, o atendimento dessa unidade.

A despeito dos diversos problemas enfrentados tanto pela equipe do HU quanto pelos pacientes há, no Hospital, iniciativas como o SAHU, Serviço de Acolhimento e Humanização, que ainda de acordo com o assistente, consiste em um programa de treinamento a todos os funcionários, para que os pacientes possam ser atendidos com maior gentileza e educação para diminuir o estresse típico de uma unidade de pronto atendimento.

Particularização do Hospital
Givanildo Oliveira, vice-presidente da Associação de Moradores, disse que teria havido uma terceirização em setores do HU, a qual teria feito cair a qualidade do atendimento do Hospital. Perguntado sobre o fato, Albuquerque afirmou não haver “qualquer possibilidade ou planejamento para terceirização”, e que o HU é uma “unidade da USP e pertence à Universidade”.

Por Débora Gonçalves e Maria Rita Hurpia

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.