Violência e Futebol: SR, Brasil e o Mundo

Torcidas rivais protagonizam desastres; saiba o que ocorre em diferentes localidades

Dias após o episódio que marcou a morte dos torcedores Guilherme Vinicius Jovanelli Moreira e André Alves Lezo, da “Mancha Alviverde”, cuja última morte ocorreu no dia 04 de Abril, o NJSR foi à comunidade para saber como se dá a rivalidade entre suas equipes.

Brasil: A Polícia Militar

O confronto entre torcedores de dois dos maiores times de São Paulo (Corinthians e Palmeiras) deu destaque ao assunto da violência nos estádios. Combinado com antecedência, o embate tinha horário e local marcados, citados inclusive em conversas nas principais redes sociais e marcados em mapa entregue à Polícia Militar com mais de seis meses de antecedência em relação à data do ocorrido.

Em entrevista à ESPN (canal de TV por assinatura), o Capitão Gonzaga, da PM, afirma que “a população não sofreu com isso”. Acrescenta: “Ninguém ficou ferido. Correr riscos, correu, mas só os torcedores ficaram feridos”. Segundo o tenente coronel Savioli, a “legislação é forte, mas as penas são brandas”.

O Exemplo Inglês

O problema da violência nos estádios era grande também na Inglaterra. Os hooligans, como são conhecidos no país os torcedores de futebol desordeiros, chegaram a deixar 96 mortos em um episódio que ficou conhecido como Desastre de Hillsborough.
Várias medidas foram implantadas para a resolução desse problema no país, dentre as quais a instalação de câmeras de segurança e a tecnologia de reconhecimento dos envolvidos.

O Panorama da Comunidade

Entrevistado pelo jornal, o técnico do futebol infantil na comunidade, José Mariano Santana, falou sobre o assunto na São Remo. “Aqui o futebol é tranqüilo”, diz ele. “Nunca teve nada nem parecido com o que aconteceu entre as torcidas do Corinthians e do Palmeiras; no máximo uma discussão, que é normal no futebol, né, mas pancadaria, violência, assim, não”. Professor e alunos do Circo Escola falaram um pouco mais sobre os times da região. Segundo eles, o maior clássico é o jogo entre o Catumbi e o Vila Nova.

Ao serem perguntados sobre o fanatismo dos moradores pelos times locais, não têm dúvida: “O pessoal prioriza o time daqui. Você pode ver ali na quadra, tem dois meninos com camiseta de times da comunidade e só um com a camiseta de um time maior, do São Paulo”. Mariano afirma o mesmo: “Ah, a paixão do pessoal são os times daqui da São Remo; eles viram os pais deles jogando, cresceram acompanhando as equipes.”.

Você Sabia?

As torcidas organizadas “Mancha Alviverde” e “Gaviões da Fiel” estão proibidas de entrar nos estádios desde o dia 26/3, até que os culpados pela morte dos torcedores da primeira sejam identificados e punidos. Em 2011, a Mancha também foi impedida de assistir aos jogos nos estádios, após confronto com a PM em uma partida contra o Corinthians. Em 1995, a “Independente”, do São Paulo, e a então “Mancha Verde”, do Palmeiras, foram extintas, mas voltaram a funcionar, anos depois, com seus atuais nomes.

Por Leonardo Dáglio

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.