Estímulo a diversos esportes na SR

Moradores da comunidade vão além do tradicional futebol de fim de semana

É indiscutível a paixão são remana por uma boa partida de futebol. Entretanto, conforme visto pelo NJSR em visita ao Circo Escola, as crianças e adolescentes são estimulados desde cedo a praticarem outros esportes, deixados de lado até pouco tempo atrás.

Modalidades como vôlei, basquete, atletismo, capoeira e até mesmo pulos na cama elástica estão entre as mais procuradas pelos jovens sãoremanos, tanto na comunidade quanto na USP.

Treino na universidade

Mediante autorização dos pais, os interessados têm a oportunidade de usar o campus universitário para praticar diversas modalidades de atletismo.

Segundo o professor do Circo Escola, Alexandre Augusto, os pequenos são remanos, às terças-feiras, são levados ao bosque da USP para realização de treinamentos, devido à infraestrutura apropriada para práticas esportivas do local: “Lá os garotos fazem alongamentos, treinos de respiração e concentração. É ótimo pra quem pratica corrida, salto em distância, salto triplo, entre outros.”.

Quadra Poliesportiva

O espaço são remano destinado a práticas esportivas está sendo foco de polêmica desde 2010, quando a reitoria da USP se queixou de um buraco numa parede próxima à quadra, através do qual era jogado lixo nas dependências do campus universitário.

Um acordo foi firmado, ficando a USP comprometida com a reforma do ambiente esportivo e os responsáveis pelo local, com o fechamento do tal buraco. Entretanto, a universidade, até agora, não cumpriu o combinado. Quem teve de se responsabilizar pela melhoria da infraestrutura da quadra foram os próprios “atletas” são remanos que costumam praticar esportes no local.

Hoje, segundo o próprio vice-presidente da associação de moradores, Givanildo dos Santos, o espaço já é alvo de projetos que envolvem, entre outras coisas, a instalação de tabelas de basquete e redes de vôlei, além da realização de gincanas esportivas.

Por Lucas Knopf

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.