Cultura no Metrô

A maioria de nós utiliza o metrô todos os dias sem nem olhar para os lados. Acontece que muitas estações oferecem exposições de arte e cultura em seu próprio ambiente, ou se encontram muito próximas a programas culturais da cidade, fazendo com que eles fiquem mais acessíveis para o público.

Uma delas é a Estação da Luz. Ela por si só já vale como passeio, com sua bonita estrutura importada da Inglaterra do século passado. Mas além de ser uma atração, dá acesso ao Museu da Língua Portuguesa, espaço multimídia dedicado ao nosso idioma, suas origens, variações dentro do Brasil e palavras que adotamos de outras línguas. Logo adiante, na Praça da Luz, fica também a Pinacoteca do Estado que reúne quadros de importantes artistas brasileiros e estrangeiros.

Outra opção para quem estiver de passagem e se interessar por moda é a exposição “Inspiração Brasil”, na estação Paraíso até dia 04 de maio (quando seguirá para Artur Alvim e República). Ela conta com 16 fotos dos últimos dois desfiles de moda do estilista Victor Dzenk, realizados no Rio de Janeiro. A proposta é a abertura para um grande número de pessoas do que costuma estar bem distante de nós: o espetáculo instantâneo das passarelas, traduzido pelas fotos de Paulo Fernando de Oliveira.

Por último, mas de jeito nenhum menos importantes, ficam os painéis “Guerra e Paz”, do nosso Portinari, no Memorial da América Latina (próximo ao Metrô Barra Funda). A obra, considerada pelo pintor como sua melhor, retorna ao Brasil, já que foi produzida nos anos 50 e doada à sede da ONU, em Nova York. Antes disso ficou exposta ao público brasileiro apenas em uma ocasião, no Teatro Municipal, antes de ser enviada aos EUA, em 1957. Mesmo lá as obras ficam num local de acesso restrito, mais uma razão para não perdermos essa joia do pintor que retratou os retirantes e depois ganhou o mundo.

Por Juliana Lima

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.