Barulho é incômodo para moradores da SR

Por

Ruido das motos é principal reclamação, e pode prejudicar o sono e a saúde de quem quer descansar

Novembro de 2011

Por Diego Rodrigues

O ruído é uma constante na vida dos moradores da São Remo. Raros são os momentos em que é possível “escutar” o silêncio na comunidade. Às vezes o som pode até não incomodar no momento, mas levar a sérios problemas de saúde mais tarde.

A longa exposição a ruídos altos pode gerar complicações auditivas e aumentar as chances de desenvolvevimento de doenças cardíacas e AVCs (Acidentes vasculares cerebrais), já que aumenta os níveis de estresse, elevando a pressão sanguínea.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) o ideal seria que o som ambiente ficasse em até 60 decibéis, porém o trânsito nas cidades grandes gera ruídos cerca de cem vezes maiores. O barulho de uma moto, por exemplo, equivale a aproximadamente mil vezes mais barulho que o saudável para a audição humana.

O ruído à noite também é causador de problemas. “Às vezes nem deixa dormir”, diz Maria de Fátima Santos, que reclama especialmente das motos que passam aos finais de semana. “Quando elas passam é um barulho que chega a assustar”. João Souza Lima, o Lima, também reclama: “Todos querem descansar e não podem. Ainda mais no meu caso, que trabalho sábado o dia inteiro”.

Vale lembrar que o sono prejudicado pode causar diversos problemas, já que é durante essas horas de descanso que as memórias são constru´ídas e armazenadas no cérebro. Essas interrupções podem aumentar as ocorrências de doenças degenerativas, Mal de Alzheimer e dores crônicas.

Pensando em uma solução para a questão, Maria crê que uma reunião de moradores poderia resolver os impasses relacionados ao ruído excessivo. “Acho que eles (quem faz o barulho) sentariam pra conversar sobre isso. Principalmente porque incomodam as pessoas mais idosas”. Lima, porém, duvida que isso possa dar certo “Não teria muita certeza, não”.

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.