Quatro amigos e uma boa ideia

Por

 

Novembro de 2011

Por Marina Vieira Souza

A Copa São Remo é um dos principais eventos da comunidade há 25 anos reunindo moradores aos finais de semana para apreciar o futebol local. A competição, como quaquer outra, deve muito a seus idealizadores.

Quatro amigos de longa data, Faustino, Gersom, Neco e Lourival, são os responsáveis por comandar a disputa das equipes. Falando em equipe, eis uma coisa que não falta na São Remo. Aos domingos, a quantidade de camisas diferentes que circulam pelo campo é impressionante. Essa variedade marca a Copa até na administração, afinal todos os organizadores têm seu próprio time: Gersom com o São Remo, Faustino e o Pão de Queijo, Lourival e seu Barcelona e o Vila Nova do Neco. “Cada um torce para o outro perder”, diz Gersom. Mas a rivalidade fica apenas nos campos, e quando o jogo acaba “todos saem para beber cerveja juntos”, conta Lourival.

Tudo começou em 1985, quando Gersom foi à subprefeitura do Butantã e conseguiu autorização para transformar, em suas palavras, um “matagal onde se plantavam legumes” no campo que é palco dos jogos de hoje. Faustino relembra os tempos em que não havia alambrado nem arquibancada, o que não era um problema, pois os torcedores respeitavam o limite.

Os planos para o espaço que, de acordo com Neco, chega a reunir aproximadamente três mil torcedores na final, são de troca das redes e pavimentação do chão em volta do campo. O dinheiro usado vem da taxa de inscrição que as equipes pagam para competir.

 

 

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.