Futebol na S. Remo também é trabalho

Por

Organização da Copa é mais complexa do que imaginam os torcedores da comunidade

Novembro de 2011

Por Nicolas Gunkel

 

 

Quem assiste a uma partida de futebol na comunidade não pára para pensar em quantas pessoas trabalharam na sua realização. Assim como todo campeonato, a Copa São Remo depende de uma comissão organizadora, que é responsável por articular tarefas que vão desde a redação do regulamento até a entrega dos prêmios às equipes. No entanto, também são contratados profissionais especializados, encarregados de funções que fogem à mão dos organizadores.

 Arbitragem

Um dos trabalhos mais difíceis e polêmicos da competição é o dos árbitros. Quem envia os trios ou quartetos de cada rodada é a Liga do Campo Limpo, que ainda é nova na Comunidade São Remo.

Antes de cada partida os árbitros conferem as traves e as linhas do campo. Eles também verificam uniformes e pedem que os jogadores retirem objetos metálicos como anéis e pulseiras.

A maior dificuldade desses profissionais está em lidar com a pressão, que vem tanto da torcida como dos próprios jogadores. O árbitro Edílson não se assusta, até porque já esteve do outro lado desta difícil relação. “Eu sempre joguei futebol. Como eu não gostava do trabalho de alguns árbitros, decidi virar um”.

 

 

Súmula

 

 

É o papel que possui todas as informações de uma partida: equipes que se enfrentam, nome de jogadores e números de camisas, autores dos gols, cartões amarelos e vermelhos, substituições e até relatórios da arbitragem. É das súmulas que saem a classificação, os jogadores suspensos e os artilheiros do campeonato. Quem as preenche na São Remo é Jéssica Daiene, filha de Gersom, que vive seu primeiro ano como mesária na competição.

 Estrutura

Apesar de não exigir irrigação, o campo de terra exige um cuidado específico. No início de cada rodada, as linhas devem ser reforçadas com tinta cal para que fiquem claras suas delimitações.

O vestiário deve oferecer conforto para as doze equipes que o utilizam por dia de jogo. O responsável por sua faxina e também pela manutenção do campo é Oswaldo da Silva, mais conhecido como Branco, contratado para realizar tais tarefas.

 

 

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.