Bibliotecas oferecem mais que livros

Por

Além de jornais, revistas e gibis, atividades culturais são oferecidas aos moradores

Novembro de 2011

Por Lucas Tomazelli

As bibliotecas públicas são centros de cultura e lazer acessíveis à comunidade. Além de livros, revistas e jornais, estes espaços realizam atividades como leituras coletivas, narração de histórias e orientações a leitura e pesquisa. Próximo ao Jardim São Remo existem duas bibliotecas públicas importantes: a Camila Cerqueira Cesar e a do CEU Butantã.

Biblioteca Camila Cerqueira César

Próxima à Avenida Corifeu de Azevedo Marques, possui um acervo diversificado e atualizado de 34 mil volumes, além de jornais diários, revistas e gibis. Apesar de ser um expressivo centro de cultura e lazer, a biblioteca não é tão conhecida e frequentada por não se localizar em uma grande avenida do bairro do Butantã, segundo a coordenadora da biblioteca, Ana Maria de Campos Lamim.

Também é importante destacar a variedade de atividades oferecidas pela biblioteca. Algumas das atividades regulares são: leitura em voz alta, festival “A arte de contar histórias” – todo mês de outubro, a biblioteca recebe contadores de histórias para realizar eventos para diferentes faixas etárias – e orientação à leitura e pesquisa. Além disso, realiza, eventualmente, oficinas de vestibular e literatura para auxiliar os alunos no trato dos livros requisitados pelas provas.

A coordenadora conta que, para atrair os estudantes e os moradores em geral, costuma frequentar reuniões de país das escolas estaduais e municipais, além de convidar artistas  desenvolver panfletos específicos com a programação da biblioteca para serem distribuídos pelas escolas da região.

Biblioteca Ceu Butantã “Roberto Marinho”

Localizada dentro do Ceu Butantã, a biblioteca Roberto Marinho conta com um acervo destinado a todas as faixas etárias, além de realizar exposição de filmes e trabalho de desenho e de leitura específico para crianças.

A bibliotecária Regina Ferreira afirma que o papel da biblioteca vai além do acesso à livros, já que ela auxilia fundamentalmente no processo de inclusão social. Por isso, além de receber pessoas interessadas em cultura e lazer, possui internet para pesquisas escolares e recebe também trabalho voluntário como forma de contribuir para a sociedade de diferentes maneiras.

Regina acredita ainda que cada pessoa tem um ritmo próprio de contato com a leitura e que a rejeição faz parte de quem está começando a ter contato com os livros, que é necessário criar o hábito: “Quando se descobre o prazer da leitura, não há mais imposição”.

É importante ressaltar que todos os serviços oferecidos pelas duas bibliotecas são gratuitos e abertos para todos os moradores, sem qualquer tipo de restrição. Para empréstimo de livros é necessário apenas um cadastro que, para ser realizado, necessita de um documento de identidade, como certidão de nascimento ou RG e de um comprovante de residência como conta de luz ou boleto bancário. Para menores de 16 anos, o cadastro deve ser feito por um responsável.

Veja onde ficam as bibliotecas:

Camila Cerqueira César
R. Waldemar Sanches, 41 – Butantã
2ª a 6ª feira: 8h às 17h
Sábado: 9h às 16h

CEU Butantã “Roberto Marinho”
Av. Eng. Heitor Antônio Eiras
Garcia, 1.700 a 1.870 – Butantã
2ª a 6ªfeira: 8h às 19h
Sábado: 9h às 17

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.