Estudantes opinam sobre a questão das cotas

Por Ana Pinho e Luiz Felipe Guimarães

O NSJR entrevistou Marcelo Silva de Lima, 19 anos, estudante. Confira:

NJSR- Que faculdade e curso faz?
Marcelo- Administração de Empresas, Universidade Presbiteriana Mackenzie

NJSR- Tem bolsa do Prouni? Como foi o processo?
Marcelo- Sim, tive que fazer o ENEM e depois me inscrever no Prouni, o processo é longo e demorado. Há a exigência de uma grande quantidade de documentos que comprovem sua renda, mas no fim vale a pena.

NJSR- O que acha melhor: cotas sociais (por renda familiar, ex.: ate 3 salarios minimos) ou cotas raciais? Por quê?
Marcelo- Acredito que cotas sociais são melhores, pois somos um país miscigenado e é mais fácil escolher por critérios econômicos do que raciais, os parâmentros são mais confiáveis.

NJSR- Quando prestou vestibulares, como escolheu? Levou em conta aquelas que ofereceriam bolsa ou eram publicas?
Marcelo- Prestei primeiramente públicas, como não passei, então, resolvi tentar uma bolsa.

NJSR- Como estudou, so escola ou tambem cursinho?
Marcelo- Escola Pública e um ano de cursinho comunitário e particular.

NJSR- Acha que as cotas raciais e sociais cumprem seu papel de inclusao social?
Marcelo- As cotas cumprem parcialmente seu papel de inclusão social, o ideal seria de que todos pudessem concorrer de igual para igual, ou seja, educação básica de qualidade.

Além de Marcelo, conversamos também com Júlio César de Oliveira Santos, 17 anos, que quer estudar na USP em 2012:

NJSR- Que curso quer fazer?
Júlio- Letras (Inglês/Português), na FFLCH [foi isento da taxa de inscrição].

NJSR- O que acha melhor: cotas sociais (por renda familiar, ex.: ate 3 salarios minimos) ou cotas raciais? Por que?
Júlio- Os dois não são certos, tem que haver igualdade.[…] Tenho medo do ENEM porque é feito por particulares e isso pode “ferrar” os alunos de escola pública.

NJSR- Acha que as cotas raciais e sociais cumprem seu papel de inclusao social?
Júlio- Não cumprem porque quem normalmente faz ENEM/PASUSP é de escola pública e todos sabem que a o ensino não é bom, e as privadas aproveitam. […] Ajuda em partes, porque ser estudante de escola pública acarreta [essa coisa?] de social e racial. Tem o preconceito.

NJSR- Como estudou, so escola ou tambem cursinho?
Júlio- Só no colégio.

NJSR- Como escolheu o vestibular? Levou em conta aquelas que ofereceriam bolsa ou eram públicas?
Júlio- Já pensei em particular, mas não sei se vou passar. É muita prova.

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.