Livros

Livros Publicados

Novas Tecnologias e Mediação PedagógicaResumo (Contracapa): As tecnologias digitais desafiam as instituições a buscar alternativas ao ensino tradicional e a focar na aprendizagem mais participativa e integrada, com momentos presenciais e outros com atividades on-line. Assim professor e alunos interagem virtualmente e também mantêm vínculos pessoais e afetivos.

O risco está no encantamento que as tecnologias mais novas exercem em muitos jovens e adultos, no uso mais para entretenimento do que para estudo e pesquisa e na falta de planejamento das atividades didáticas. Sem a mediação efetiva do professor, a utilização dessas ferramentas na escola pode favorecer a diversão e o lazer, comprometendo os resultados esperados.

Numa abordagem de mediação pedagógica, as discussões convergem a uma revisão ampla do papel do professor nos dias de hoje. Leitura essencial a professores de quaisquer níveis de ensino, este livro procura expandir o diálogo e as análises sobre investimentos e utilizações tecnológicas em educação cm a perspectiva de construir novas propostas.
Tipo: Brochura

Título: Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica

Local de publicação: Editora Papirus, 21ª Ed, 2013

ISBN: 978-85-308-0996-6

Pode ser adquirido nas Livrarias Saraiva e na Cultura, entre outras..


A Educação que desejamos - Novos desafios e como chegar lá

Resumo (contracapa): ”A escola é pouco atraente”. Com base nessa afirmação, José Manuel Moran traça neste livro um paralelo entre a educação que temos e a que desejamos pra nossos alunos, mostrando as tendências para um novo modelo de ensino.

A obra analisa principalmente as mudanças que as tecnologias trazem para a educação presencial e a distância, em todos os níveis de ensino, sem esquecer o papel que professores e gestores terão que desempenhar nessa revolução.

As redes digitais possibilitam organizar o ensino e a aprendizagem de forma mais ativa, dinâmica e variada, privilegiando a pesquisa, a interação e a personalização dos estudos, em múltiplos espaços e tempos presenciais e virtuais. Assim, a organização escolar precisa ser reinventada para que todos aprendam de modo mais humano, afetivo e ético, integrando os aspectos individual e social, os diversos ritmos, métodos e tecnologias, para ajudarmos a formar cidadãos plenos em todas as dimensões.

Título: A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá

Local de publicação: Campinas, Editora Papirus, 5ª Ed, 2012. 2ª reimpressão, 2013.

ISBN: 978-85-308-0835-8

Pode ser adquirido nas Livrarias Saraiva e na Cultura, entre outras.

Paginação: 176 páginas


Desafios na Comunicação PessoalResumo: Em ‘Desafios na comunicação pessoal’, o autor busca mostrar os desafios que a educação nos traz para no cotidiano, principalmente dentro do contexto da globalização, na busca de uma maior realização individual e grupal. É um livro síntese de várias buscas. Trata da utilização, de forma integrada e criativa, das novas tecnologias na educação e da compreensão da comunicação como um processo de humanização individual, comunitária e social.

Título do livro: Desafios na Comunicação Pessoal

Local de publicação: São Paulo, Editora Paulinas, 3ª edição, revista e atualizada.

Paginação: 192 páginas

ISBN: 978-85-356-0075-9

Disponível para compra na Livraria Virtual Paulinas e nas principais livrarias online


Educação a Distância - Pontos e ContrapontosResumo: A educação a distância e as novas modalidades de ensino e aprendizagem ampliam o acesso à educação de qualidade ou desqualificam o processo educativo? Qual o verdadeiro papel das novas tecnologias de informação e comunicação no cotidiano das escolas e dos cursos de formação profissional?
É nesse contexto que foi concebida a presente obra, Educação a distância, a nona da coleção Pontos e Contrapontos, que contou com a participação dos autores José Armando Valente, da Unicamp, e José Manuel Moran, da Universidade de São Paulo. Trata-se, pois, de um debate sobre as importantes e polêmicas questões que perpassam as complexas relações entre tecnologia e educação neste início de século

.Título do livro: Educação a distância: Pontos e contrapontos

Local de publicação: Summus Editorial, 2011

Disponível para compra na Livraria virtual da Summus e nas principais livrarias online

______________________________________________________________________________________

Aprendendo a Viver; Caminhos para a realização plena

Um livro sobre como podemos transformar nossa vida num processo fascinante, contínuo e realizador de aprendizagem em todos os espaços, tempos e com as pessoas que convivemos. Ele está na 6ª ed, pela Paulinas, e pode ser adquirido na Livraria Virtual Paulinas  ou em outras livrarias online. Acaba de ser publicado também em espanhol com o título “Aprendiendo a vivir: Caminos para la realización plena” pelas edições Paulinas de Buenos Aires, Argentina.

Aprendendo a viver